SPD promove Simpósio de Políticas sobre Drogas

26 de junho de 2017 - 11:22 # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 - 99910.3443 / comunicacao@spd.ce.gov.br - fernando.brito@spd.ce.gov.br

A programação alusiva à III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas será concluída nesta segunda-feira (26), Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico de Drogas, com a realização do Simpósio de Políticas sobre Drogas – Novas Perspectivas no Eixo da Prevenção.

O evento será promovido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado (AL) e acontecerá a partir das 14 horas, no Auditório Murilo Aguiar da AL. Na oportunidade, personalidades com notório conhecimento sobre o tema prevenção às drogas proferirão palestras. A programação é aberta ao público.

A terapeuta ocupacional Ozarina Aquino abordará o tema “Tecendo uma rede intersetorial de prevenção sobre drogas”. A palestrante é mestra em Saúde Pública, especialista em Saúde da Família e educadora biocêntrica.

A palestra seguinte, com o tema “Prevenção ao uso / abuso de álcool e outras drogas: programas baseados em evidências científicas como perspectiva de um novo paradigma”, será proferida pela psicóloga Luana Bandeira. Ela é especialista em Saúde da Família e Comunidade. Atualmente, é formadora federal do programa de prevenção às drogas Famílias Fortes pelo Projeto Prevenção & Pesquisa (parceria Senad e Fiocruz).

O simpósio idealizado pela SPD será concluído com explanação da assistente social Micheline Said, especialista em dependência química, assessora de Políticas sobre Drogas e presidente do Compod do Eusébio-CE. Também é coordenadora do CAPS AD local. A palestrante abordará o tema “Experiências das ações de prevenção às drogas no município do Eusébio”.

A programação será coordenada pela secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio. A titular da SPD convida as pessoas envolvidas com a temática das drogas a prestigiarem o evento e ampliarem as discussões sobre novas perspectivas no eixo da prevenção.

A Semana

As atividades alusivas à III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas foram desencadeadas a partir da segunda-feira, 19, com a abertura do evento e caminhada no entorno da praça do Colégio Estadual Liceu do Ceará. Equipes da Secretaria também estiveram em terminais de ônibus e shoppings da capital com o objetivo de prestar esclarecimentos e orientações à população sobre as drogas e seus efeitos, bem como ressaltar a importância da adoção de comportamentos saudáveis.