Conferências Macrorregionais de Promoção da Igualdade Racial chegam ao Sertão de Canindé

28 de junho de 2017 # # #

Gabinete do Governador Ana Carolina Carvalho Jornalista 3133 - 3717 / 3718

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), vinculada ao Gabinete do Governador do Ceará, promove, nesta quinta-feira (29), a quarta Conferência Macrorregional de Promoção da Igualdade Racial, que contemplará o sertão de Canindé.

O evento, que tem como tema “Ceará da Igualdade Racial: Reconhecimento, Justiça, e Desenvolvimento na Década dos Afrodescendentes”, será realizado em conjunto com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir) e em parceria com a Prefeitura Municipal de Caridade, por meio da Secretaria de Assistência Social do município.

O objetivo é reafirmar e ampliar o compromisso do Governo e da sociedade civil cearense com políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais à democracia plena, por meio do reconhecimento, acesso à justiça e desenvolvimento, bem como conferir as ações voltadas a Promoção da Igualdade Racial nos anos anteriores e construir propostas que serão levadas a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Para a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado Ceará, Zelma Madeira, ressalta que esse é um espaço de reflexão, participação democrática, contribuindo com sugestões de como enfrentar o racismo, o racismo institucional e as desigualdades étnico raciais.

“Vamos pensar juntos em quais propostas de políticas públicas podemos avançar junto às outras políticas setoriais de grande interesse para um Estado verdadeiramente da igualdade, um Ceará da igualdade racial.”

Durante toda a Conferência existirá a participação dos municípios que compõem a região do sertão de Canindé. Estarão presentes o município de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatinga, Madalena e Paramoti.

“Todos terão direito a voz e voto. Faremos uma discussão, um debate. Vamos propor políticas públicas para o reconhecimento identitário desses povos, para o acesso à justiça e modelo de desenvolvimento.”, destaca a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado Ceará, Zelma Madeira.

Devido a mudanças no calendário nacional, a previsão para a realização da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará, que seria em agosto, será em novembro deste ano, em Fortaleza.

Serviço

Conferência Macrorregional do Sertão de Canindé

Horário: 8 horas
Local: Escola de Ensino Profissional Francisco Paiva Tavares
Av. Coronel Francisco Linhares, s/n, Centro
Caridade – Ceará