Nutec e Senai firmam parceria para atender demanda da indústria de alimentos

28 de junho de 2017 - 17:09 # # #

Louise Mezzedimi (85) 9.9985.7989 Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos - ASSCOM Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará - Nutec www.nutec.ce.gov.br

A reunião está marcada para o dia 29 de junho, na sede da Fiec

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) apresentarão o Plano de Implementação da Rede Avançada de Laboratórios. O objetivo é discutir quais as necessidades de infraestrutura que o Ceará precisa para atender as demandas da indústria de alimentos instaladas no Estado. A reunião acontecerá no dia 29 de junho, às 17 horas, na sede da Fiec.

Hoje, verifica-se que uma grande parte dos testes laboratoriais para análise de alimentos produzidos pela indústria cearense é realizada em outros estados e até fora do país, o que encarece o preço final do produto, além de exigir uma logística mais complexa.

Dentre os itens que devem ser discutidos para a implementação da infraestrutura no Estado, merecem destaque: escolha de corpo técnico necessário, infraestrutura laboratorial, calibrações, certificados e acreditações para validar os testes de acordo com a norma ABNT- NBR 17.025, entre outros.

Atualmente, a legislação exige que os testes estejam dentro da lei para serem enviados para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e para a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A solução encontrada, que será apresentada na reunião, irá atender todo o setor produtivo de alimento: Sindialimentos, Sindisorvetes, Sindilaticinios, Sindifrio, Sindipan, Sindicafé, e Sindifrutas.

O presidente do Nutec, Francisco Magalhães, define a parceria entre Senai, Nutec e Fiec, como uma cooperação de confiabilidade, vantajosa para todas as partes. “Esse projeto para o desenvolvimento tecnológico no Ceará é fruto de uma relação avançada que o Nutec tem tanto com a Fiec como com o Senai. Essa é uma parceria de ganho recíproco e confiança mútua”, afirmou.

Serviço
Data: 29/06/2017
Horário: 17h
Local: Auditório da Fiec (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60511-755)