Semace: curso capacita servidores em projetos de recuperação de áreas degradadas

3 de julho de 2017 - 16:48 # # #

Alberto Perdigão Assessoria de Comunicação da Semace Twitter: @Semace Facebook: semace.gov

O curso de Recuperação de Áreas Degradadas começou, nesta segunda-feira (3), para 70 servidores do quadro técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O objetivo é capacitar os profissionais que lidam com a fiscalização e o licenciamento sobre as etapas para a execução de um processo de recuperação de áreas degradadas e sobre objetivos e métodos de recuperação dos recursos naturais degradados. A capacitação de 64 horas segue até o dia 12 deste mês.

O curso trouxe a Fortaleza o mestre em Ecologia da Fauna e Flora pela Universidade de Brasília e aluno do doutoramento em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da UFRGS, Damião Guedes. “Vamos ler bastante, conhecer outros exemplos e, no final, montar um termo de referência que sirva para a Semace exigir projetos (de recuperação) e acompanhar esses projetos”, afirmou o professor. “Aqui, vocês têm um desafio muito grande em relação à recuperação de áreas de caatinga”, completou.

Sustentabilidade

Recuperação de Áreas Degradadas é o nono de 21 cursos que serão oferecidos aos colaboradores da autarquia, até o fim do ano, como parte do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental – Programa para Resultados (PforR), desenvolvido pelo Governo do Estado com o Banco Mundial. O próximo treinamento será sobre Técnicas de Investigação de Áreas Contaminadas: água subterrânea, de 17 a 21 deste mês.