Metrô de Fortaleza: usuários poderão utilizar o transporte até 21h

4 de julho de 2017 - 16:02 #

Assessoria de Comunicação Pedro Alves (85) 996047697 / 988144420 / 31017115 imprensa@metrofor.ce.gov.br

O Metrô de Fortaleza realizou esta semana a segunda ampliação em seu horário de funcionamento. Agora, a Linha Sul encerra suas atividades mais tarde, às 21h. São duas horas a mais no funcionamento do metrô, de segunda-feira a sábado. O anúncio do novo horário foi feito pelo governador Camilo Santana, durante transmissão ao vivo pelo Facebook, nesta terça-feira (4), atendendo a compromisso do Governo do Ceará anunciado por ele durante inauguração da estação Juscelino Kubitschek, em maio.

O objetivo dessa medida é atender um maior número de pessoas, incluindo estudantes, trabalhadores e demais cidadãos que precisam do serviço de transporte rápido e confortável no horário noturno. Até semana passada, o sistema funcionava até 19h. Agora, por semana, são 12 horas a mais de atendimento ao público, representando mais 48 horas de operação, por mês.

Com isso, o horário de funcionamento do Metrô de Fortaleza fica mais próximo da meta de atendimento, que é ofertar o serviço de 5h30 até às 23h30. No momento, ainda não é possível estender o serviço até o limite do horário devido à realização de trabalhos na via férrea após o encerramento da operação com passageiros. São serviços de manutenção e de instalação do sistema de automatização (sistema de sinalização e controle), que precisam ser realizados a noite e estendem durante a madrugada.

Melhorias

A primeira ampliação de horário da Linha Sul foi realizada em março. O metrô passou a operar uma hora mais cedo, às 5h30. Antes, começava às 6h30. Com a nova ampliação, o metrô oferece à população, diariamente, três horas a mais de serviço, ampliando as possibilidades de deslocamento na Região Metropolitana de Fortaleza. Em maio, foi reduzido o intervalo de espera entre os três, saindo de 20 para 17 minutos; e foi ampliada também a oferta de serviço, com aumento de quatro para cinco composições em circulação simultaneamente na via férrea, contribuindo para maior conforto nos percursos.

Saiba mais

Linha Sul do Metrô de Fortaleza
De segunda a sábado, de 5h30 às 21h.
R$ 3,20 (Inteira) / R$ 1,60 (meia)
24,1 km de extensão
Cidades atendidas: Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba