Seminário reúne entidades civis para capacitar representantes do Terceiro Setor

4 de julho de 2017 - 15:10 # # #

André Victor Rodrigues Repórter / Célula de Reportagem Fotos: Lia de Paula e Carlos Gibaja / Governo do Ceará

O evento acontece nesta terça-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará

Durante esta terça-feira (4), mais de 400 entidades civis se reúnem no Centro de Eventos do Ceará para o Seminário Compartilhando Saberes com o Terceiro Setor. A programação do Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), objetiva capacitar representantes de organizações sociais e estimular as parcerias entre poder público e iniciativas não-governamentais.

O evento apresenta aos participantes – inscritos de forma gratuita – seis palestras que abordam os mecanismos de acesso aos recursos estaduais por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e agentes públicos. Temáticas como a captação de recursos, regulamentação de entidades, processos jurídicos, imunidades/isenções para terceiro setor e fundamentos de contabilidade são esclarecidas por especialistas para possibilitar que cada entidade tenha mais conhecimentos na hora de desenvolver programas e projetos no Estado.

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, explica que o seminário assume papel fundamental na difusão de informações essenciais para que as organizações sociais criem maior fluxo de parcerias com o Governo do Ceará. “Muitos deixam de adquirir recurso por motivo de prestação de contas. Não por má vontade, mas porque tem requisitos necessários. Para esclarecer regulamentação, leis, prazos, teremos palestrantes para apresentar as informações indispensáveis e mitas vezes desconhecidas por parte dos agentes. Serão colocadas também as experiências de êxito de organizações no Estado, que se utilizaram desses mecanismos para desenvolver seus projetos”, detalha.

Durante a abertura do evento, nesta manhã, Onélia Leite esteve acompanhada pelo governador Camilo Santana e pelo titular da STDS, Josbertini Clementino. Em discurso na cerimônia de abertura do seminário, o chefe do Executivo ressaltou o sucesso da pactuação entre governo e organizações. “Nós já temos uma enorme parceria com o Terceiro Setor. São inúmeros editais lançados anualmente, seja através da Cultura, do Esporte, do Desenvolvimento Agrário, envolvendo investimento de milhões de reais. O que nós queremos agora é fortalecer essa relação. Para isso, convidamos as entidades para que elas possam conhecer como funciona todo o processo legal da prestação de serviços de uma parceria entre governo e organização social, os mecanismos de acesso aos recursos”.

Ampliando a cooperação

Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, a iniciativa do Seminário Compartilhando Saberes com o Terceiro Setor trará um grande impacto para a vida das pessoas no Ceará que são beneficiadas por trabalhos sociais de ordem civil. “O Governo do Ceará está tendo a oportunidade de ampliar a cooperação junto às organizações da sociedade que já fazem um grande trabalho de prestação de serviços para a comunidade. A ideia do evento é trazer mais ferramentas nas áreas jurídica, de contabilidade, captação de recursos, confecção de projetos, para realmente ampliar e fortalecer os vínculos e parcerias”, afirma.

“O conhecimento é a principal necessidade das organizações”, resume o coordenador geral do Iteva, Fabio Beneduci, ao expor o fator principal que motivou a criação do seminário. Envolvido em projetos sociais com parcerias junto ao Governo do Ceará há mais de duas décadas, Beneduci exalta a importância de trazer cada vez mais para perto novas OSCs e de capacitá-las em seus diversos campos de ação na sociedade cearense.

“As organizações da sociedade civil executam praticamente as mesmas coisas que os governos executam. Só que elas estão lá na ponta, conhecem a população de modo mais próximo, têm diagnóstico mais real das situações. E por isso muitas vezes é importante traçar parcerias com o governo para execução de ações, oferecendo inclusive recursos para viabilizar as iniciativas”, finaliza.

Agente social da organização não-governamental Instituto Sons da Vila, em Aracati, Marcelo Freitas destaca que o fortalecimento do Terceiro Setor é importantíssimo e ciclos de palestras ajudam tanto pelo compartilhamento de conhecimentos quanto pela interação entre diversas entidades. “No Sons da Vila, atendemos quase 300 crianças e a gente sente a dificuldade da capacitação de gestores das ONGs no Estado. Portanto esse fortalecimento é muito importante. Aqui nós compartilhamos ideias, fazemos novos contatos, e começamos até outras iniciativas para reforçar os trabalhos sociais”, conta.

O Seminário Compartilhando Saberes com o Terceiro Setor ocorre até o fim da tarde desta terça-feira. Participam do evento 433 entidades de todo o Estado (250 de Fortaleza e 183 do Interior), envolvendo mais de mil agentes inscritos.

Confira programação completa:

Programação

DIA: 04 de julho (terça-feira)
8:00 às 9:00

Credenciamento
9:00 às 10:00

Cerimônia de abertura
10:00 às 11:00

Conferência magna: Inovação em captação de recursos
Anderson Ribeiro Pires
ITEVA
11:00 às 11:15

Debate
11:15 às 11:45

Exposição dialogada: Adaptando-se ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC
Daniele Barbosa de Oliveira
STDS
11:45 às 12:00

Debate
12:00 às 13:30

Almoço
13:30 às 14:00

Exposição dialogada: E-parceria – mecanismos de atuação junto ao terceiro setor
Kelly Cristina de Oliveira Barbosa
CGE
14:00 às 14:15

Debate
14:15 às 14:45

Exposição dialogada:Legalização e adequação jurídica para OSCs
Rita d’Alva Martins Rodrigues Procuradoria Geral de Justiça
14:45 às 15:00

Debate
15:00 às 15:15

Intervalo
15:15 às 15:45

Exposição dialogada: Fundamentos da contabilidade para o terceiro setor
Maria do Socorro Cândido
S&C Assessoria Contábil
15:45 às 16:00

Debate
16:00 às 16:30

Exposição dialogada: Sustentabilidade no terceiro setor
Maiso Dias Alves Júnior Dialogus Consultoria
16:30 às 16:45

Debate
16:45 às 17:00

Encerramento