Artesanato cearense é exposto na 18ª edição da Fenearte

6 de julho de 2017 - 19:01 # # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro - Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama - (85) 3254.4028 / 98957.0292

Em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), o Ceará está no evento com um estande de 38m², beneficiando diretamente 837 artesãos cearenses

O Governo do Ceará, através da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), participa da 18ª edição da Fenearte, que teve início nesta quinta-feira (6) e segue até o dia 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A previsão é de que a maior feira da América Latina, que tem como tema “Arte é a nossa Bandeira” e contará com mais de cinco mil expositores, receba 300 mil visitantes em uma área de 30 mil metros quadrados.

Em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), o Ceará está no evento com um estande de 38m², beneficiando diretamente 837 artesãos cearenses. Durante os 11 dias de feira, estarão presentes artesãs trabalhando ao vivo durante todo o evento. São elas: Izabel Cristina Nogueira Viana – tipologia fios e tecidos; Rosileuda Monteiro Coelho – tipologia fios e tecidos e Maria Martins de Lima – tipologia fibras vegetais.

Nesta edição, três artesãos do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, da cidade de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, foram selecionados pela curadoria do evento para concorrer à premiação. Ao todo, 15 artesãos do Centro foram apoiados pelo Governo do Ceará e a Prefeitura de Juazeiro do Norte para participarem da feira, que tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais ampliando os canais de comercialização para o artesanato.

Historicamente, o Ceará desponta no cenário nacional como um Estado que reconhece no artesanato uma de suas grandes vocações produtivas cumprindo importante papel no desenvolvimento regional. Além do elevado potencial de geração de emprego e renda, o setor promove a inserção da mulher e do jovem na cadeia produtiva e comercial, fixa o artesão em seu lugar de origem e consolida a identidade cultural cearense.

O Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA), vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), é a política pública do Governo do Ceará destinada ao setor e tem o objetivo de valorizar o artesanato cearense preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado. Dessa forma, desenvolve ações e projetos para qualificação de artesãos, apoia a comercialização, realiza a gestão da Ceart e gerencia o Fundo Especial de Desenvolvimento e Comercialização do Artesanato (Fundart).

Atualmente, no Ceará, a Ceart conta com quatro lojas. Em Fortaleza, os produtos confeccionados pelos artesãos cearenses estão nas lojas localizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Shopping Rio Mar e na loja matriz, localizada na Praça Luíza Távora. Já no interior do Ceará, o legítimo artesanato cearense estão na loja em Guaramiranga. A Central conta hoje com cerca de 42 mil artesãos cadastrados, que produzem mais de nove mil itens, com preços a partir de R$ 5,50.