Concurso para agente penitenciário terá 15% das vagas para mulheres

6 de julho de 2017 - 17:52 # # # #

Foto: José Wagner / Governo do Ceará Assessoria de Comunicação Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br email: ascom.sejus@gmail.com twitter:@sejus_ce facebook: sejusceara

O concurso para agentes penitenciários reservará 15% das vagas às candidatas mulheres. A decisão foi anunciada pelo governador Camilo Santana, na tarde desta quinta-feira (6), em sua página no Facebook. Ao todo, serão novos mil profissionais selecionados para atuar nas unidades prisionais do Estado. O edital deve ser lançado no próximo dia 17 de julho, pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.

No último dia 4, o governador assinou a lei que cria os novos 805 cargos. Esses novos cargos se somam a outros 195 em vacância (férias, exonerações, desligamentos etc), totalizando as 1.000 vagas.

Os cargos de agente penitenciário são integrantes da carreira de segurança penitenciária, com lotação na Sejus. A titular da pasta, Socorro França, celebra o percentual de mulheres. “As mulheres são essenciais ao sistema penitenciário. Elas são responsáveis pelo controle dos body scanners (aparelhos que fazem uma vistoria intracorpórea nos visitantes). E, em unidades como o Cepis, elas assumem postos de guarda como os agentes masculinos”, destaca.