Mais Infância Ceará: 10ª brinquedopraça e equipamentos de ginástica são entregues para moradores de Baturité

6 de julho de 2017 - 16:49 # # # #

Fotos: Lia de Paula / Governo do Ceará Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama (85) 3254.4028 / 98957.0292 deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, e o secretário Josbertini Clementino (STDS) participaram da entrega dos equipamentos

Os moradores de Baturité receberam, nesta quarta-feira (5), uma brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a 12 anos, e equipamentos de ginástica para terceira idade. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, participou da solenidade de entrega e destacou a importância dos equipamentos. “Que satisfação ver a alegria das crianças com a brinquedopraça. O governador Camilo Santana compreende a importância dessa atenção e está abraçando o Programa Mais Infância Ceará. Felicidade também é ouvir o depoimento positivo com a academia ao ar livre”, salienta.

A brinquedopraça integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço é cercado e com área de 200m² com brinquedos como: casinha dupla com dois escorregadores, casinha dupla com um escorredor, duas gangorras, dois cavalinhos de mola e escorregador com balanço triplo.

O secretário Josbertini Clementino (STDS) defendeu o programa idealizado pela primeira-dama. “Esse cuidado com as crianças cearenses é uma característica da Onélia, que, brilhantemente, vem conduzindo o Mais Infância Ceará”, enfatiza. O prefeito Assis Arruda reforçou o envolvimento da comunidade na instalação dos equipamentos. “O que vimos aqui foi uma força-tarefa da população, cuidando, ajudando, para que hoje fossem entregue esses equipamentos. Parabéns primeira-dama e governador Camilo Santana por esta iniciativa”, afirma.

A dona de casa Auricélia Alves, de 33 anos, levou o filho Lucas, de três anos, para o novo espaço e aprovou a iniciativa. “Valorizar as crianças é sempre uma decisão acertada. Ter um local na sua cidade onde possa levar os filhos é importante para o crescimento pessoal e comunitário, pois auxilia no desenvolvimento. Ganha não só meu filho, mas toda a comunidade baturiteense”, salienta.

Já os equipamentos de ginástica de baixo impacto são aparelhos de alongamento direcionados principalmente à terceira idade e pessoas com deficiência. A academia ao ar livre é ideal para a prática de exercícios físicos e a interação entre os moradores. A ação faz parte do projeto Ceará Acessível e tem a proposta de transformar os espaços públicos em lugares de convivência.

Dona Raimunda Vieira, de 72 anos, não perdeu tempo e aproveitou a academia ao ar livre para se exercitar. “Por falta de exercícios, acabei adquirindo uma artrose no ombro. Agora, com esses equipamentos, vou aproveitar cada tempo livre para fazer atividades e, assim, minimizar os riscos de outra doença. Isso aqui ainda possibilita que eu possa fazer novas amizades na comunidade”, declara.

A contrapartida das prefeituras é garantir a praça em bom estado de conservação, arborização do local e manutenção dos brinquedos. A população de Caririaçu, Crato, Granjeiro, Ibicuitinga, Itaitinga, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Redenção já foi contemplada com o espaço. Em Baturité, o equipamento é mais uma parceria do Programa Mais Infância com a iniciativa privada. Desta vez, com a empresa Mallory. Ao todo, 40 brinquedopraças serão entregues neste ano pelo Governo do Ceará.