Luiz de Abreu realiza oficina de dança contemporânea no Porto Iracema das Artes

10 de julho de 2017 - 10:51 # # # #

Raphaelle Batista Assessoria de comunicação Porto Iracema das Artes (85) 99700-1050 / 98156-6472 / 3219.5865 / 3219.5842

O bailarino e performer mineiro é tutor do projeto Afrontamento, selecionado para o Laboratório de Dança 2017

Um dos maiores bailarinos e performers do país, o mineiro radicado na Bahia, Luiz de Abreu, vem a Fortaleza nesta terça-feira (11) para participar da oficina de dança contemporânea “A Chance, O Disparo”, com os integrantes do projeto Afrontamento, selecionado para o Laboratório de Dança 2017 do Porto Iracema das Artes. O evento acontece no CENA 15, na Praia de Iracema, das 9h às 13h, com entrada gratuita e inscrições por ordem de chegada. A oficina compõe a programação do projeto “Férias com Arte”, promovido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

A oficina “A Chance, O Disparo” dá início a um processo de experimentação colaborativa entre os artistas Wellington Gadelha, Darwin Marinho e Aline Furtado, que compõem o Afrontamento e que terão como tutor o bailarino Luiz de Abreu. A proposta é fazer do primeiro encontro de tutoria um momento aberto ao público – não só de artistas, tampouco somente da dança – para a troca de saberes, vivências e trajetos de forma a pensar o negro na arte contemporânea.

Intérpretes e criadores de linguagens diversas como música, dança, literatura, artes visuais, teatro e audiovisual podem participar da oficina, que partirá da pesquisa selecionada para o Lab Dança 2017. O tema central do projeto Afrontamento, que também acompanha a trajetória de Luiz de Abreu, autor do espetáculo “Samba do Crioulo Doido” (2013), são os diversos percursos que permeiam o corpo negro-periférico-urbano.

LUIZ DE ABREU

Luiz de Abreu nasceu em Araguari (MG), onde travou seu primeiro contato com a dança nos terreiros de umbanda. Iniciou os estudos em dança na cidade de Uberlândia, de onde, em seguida, mudou-se para Belo Horizonte. Na capital mineira trabalhou em várias companhias de dança. Em meados dos anos 1990, chegou a São Paulo, onde teve início sua carreira solo. Já se apresentou em países como França, Alemanha, Portugal, Croácia, Cuba, Espanha, Inglaterra, Mali, além de todos os festivais de dança contemporânea do Brasil. Atualmente, mora entre São Paulo e Salvador, aprofundando suas investigações a respeito do corpo negro. Formado em Dança na Faculdade Angel Vianna (RJ) e mestre em Artes Cênicas, com foco em dança, na Universidade Federal de Uberlândia (MG).

SERVIÇO

A Chance, O Disparo
Data: 11 de julho (terça-feira)
Horário: Das 9h às 13h
Local: Sala de criação CENA 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público (inscrições por ordem de chegada).