Oficina de Monitoramento do PPA chega às regiões Centro Sul e Sertão Central

13 de julho de 2017 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Seplag Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto (85) 3101.4495​

As duas oficinas tiveram boa participação da sociedade. Cada uma contou com um público aproximado de 200 pessoas

Depois de passar pelo Maciço de Baturité, Grande Fortaleza, Litoral Leste e Cariri, a equipe técnica de planejamento do Governo do Estado do Ceará esteve nesta quarta e quinta-feira (12 e 13.07) em outras duas regiões cearenses: Centro Sul e Sertão Central. Desta vez, as Oficinas de Monitoramento do Plano Plurianual (PPA) foram realizadas, respectivamente, em Iguatu e em Quixeramobim, e receberam um público estimado de 200 pessoas, cada.

Os eventos aconteceram nas Escolas Estaduais de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro (Iguatu) e Dr. José Alves da Silveira (Quixeramobim). Representantes dos 13 municípios das 2 regiões avaliaram a execução do PPA 2016-2019 e contribuíram para a revisão do Plano para o período de 2018-2019.

O encontro de trabalho promovido pelo Governo do Estado do Ceará, sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), conta com a participação de representantes de órgãos públicos dos três poderes; dos setores produtivos das cidades e do campo, das organizações do terceiro setor e da sociedade civil.

Até agosto a equipe técnica vai visitar as 14 regiões de planejamento cearenses. “É uma oportunidade para avaliar o que foi executado e apontar correções ao PPA para os próximos dois anos. O objetivo é aproveitar melhor os recursos públicos e atender com mais efetividade as novas demandas de crescimento econômico e de desenvolvimento social”, ressaltou Avilton Junior, coordenador de planejamento da Seplag.

Oficina de Iguatu

Na abertura da oficina desta quarta-feira (12.07) os prefeitos de Iguatu, Ednaldo Lavor, e de Cedro, Dr. Nilson Diniz, ressaltaram a importância desse momento de reflexão para o desenvolvimento da região. “O PPA é fundamental para que o Governo escute, se sensibilize e entenda que precisamos trazer para nossa gente oportunidades de trabalho.", ressaltou o prefeito de Cedro.

No encerramento do evento, o grupo Guardiões Teatrais, de Iguatu, apresentou o espetáculo Luzes Artificiais. A maior parte dos jovens integrantes da companhia de teatro é ex-aluna da EEEP Lucas Emmanuel Lima Pinheiro, onde ocorreu o evento.

Oficina de Quixeramobim

O prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavoni, elogiou a equipe de planejamento do Estado pela iniciativa de integrar toda sociedade para discutir estratégias para melhorar setores como saúde, educação, agricultura e assistência social. “Eu tenho certeza que os frutos serão colhidos num futuro bem próximo”, afirmou.

Vários prefeitos de outras cidades que pertecem à região de planejamento do Sertão Central também estiveram presentes. O prefeito de Milhã, Darlan Dantas, participou da Oficina Ceará de Oportunidades, que discute temas ligados à Indústria, Serviços, Turismo, Requalificação Urbana, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. “Essa é uma ação muito importante porque nós estamos tendo oportunidade de elaborar um plano de ação para o futuro”, afirmou.

Na próxima semana a equipe técnica segue para outras três regiões de planejamento e visitará as cidades de Morada Nova, Canindé e Itapipoca.