Comitiva japonesa conhece oportunidades de investimentos no Ceará

18 de julho de 2017 - 13:16 # # # #

Paola Vasconcelos Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) paola.vasconcelos@sde.ce.gov.br paolavcampelo@gmail.com (85)3444.2907 (85)98439.6457

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE) e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, recebeu nesta terça-feira (18), visita da comitiva da Japan External Trade Organization (Jetro) e da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (CCIJB).

A visita ao Ceará é resultado de uma articulação do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), através do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), para conhecer a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e da ZPE Ceará, com vistas à construção de possível programa para acesso aos investimentos japoneses.

Na manhã desta terça-feira, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, recebeu o vice-presidente da Jetro, Yasushi Ninomiya; o secretário geral da CCIJB, Fujiyoshi Hirata; o pesquisador da CCIJB, Akinori Yoshida; além de Paulo Fukuya, do Departamento de Comércio Exterior do MDIC.

Na oportunidade, o secretário Cesar Ribeiro apresentou projetos em desenvolvimento no Estado e também as vantagens estratégicas do Ceará, como o CIPP e a ZPE Ceará, a primeira em operação no Brasil. “O Estado do Ceará oferece muitas oportunidades de investimentos e a SDE atua na linha de atrair iniciativas que possam gerar mais desenvolvimento econômico para o Estado, com geração de riquezas para a população cearense”, destaca.

A agenda da comitiva japonesa inclui também agenda no Pecém com o presidente da ZPE-CE, Mário Lima, e com o secretário de Assuntos Internacionais do Estado, Antônio Balhmann; além de visita à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP); ao Porto do Pecém e à unidade do Pecém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).