CFO recebe a Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais

19 de julho de 2017 - 15:23 # #

Rebeca Lobo Assessoria de Imprensa da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará rebeca.lobo@esporte.ce.gov.br 85 3101.4415

Os estudantes-atletas disputam certame no maior complexo esportivo até domingo (23)

O Centro de Formação Olímpica (CFO) recebeu nesta terça-feira (18) a solenidade de abertura dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) – Etapa Regional Fortaleza 2017 – Nordeste, na qual faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Nordeste, sistema desportivo dos Institutos Federais, procedentes de campi no Brasil inteiro.

Durante a ocasião, os estudantes realizaram apresentações típicas da cultura nordestina, juramento e acendimento da pira olímpica. Os jogos desta etapa contarão com a participação efetiva de mais de 1.150 atletas – tanto do desporto escolar quanto do universitário – de 14 a 19 anos de idade, provenientes de oito dos nove estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte e dez Institutos Federais do Nordeste. Os alunos-atletas disputarão importantes partidas até este domingo (23), onde competirão em 11 modalidades esportivas, tais como: atletismo, basquetebol, futebol de campo, futsal, judô, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez.

O secretário do Esporte do Estado, Euler Barbosa, esteve durante a solenidade de abertura dos jogos e congratulou o evento. “É com muita satisfação que nós recebemos a todos os estudantes, atletas, professores, diretores e gestores, na casa do esporte. Nos próximos dias cada um de vocês desfrutarão das melhores estruturas do esporte da América Latina. Façam muito bom proveito”, pontua o gestor.

O chefe do Departamento de Educação Física e Esporte da reitoria do IFCE e coordenador geral do certame esportivo, Kléber Ribeiro, evidenciou o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e destacou a estrutura do complexo “Se não fosse a ciência e a disponibilização deste espaço grandioso cedido pela secretaria, não teríamos um evento deste nível. O CFO é um dos maiores centros de formação do mundo, o maior do Brasil. A primeira impressão das equipes que estão chegando aqui é de deslumbramento, eles nunca viram algo assim”, comenta.

Além disso, Kléber Ribeiro salientou sobre o propósito dos jogos: “Os jogos em si tem um objetivo muito grande. O esporte dentro das redes dos institutos federais é tido como uma área do ensino da educação, dessa forma, o Departamento de Educação Física e Esporte, que está inserido dentro da Pró-reitoria de Ensino, dão ao esporte um caráter educativo. À vista disso, este é um evento educativo que faz parte do calendário educacional do IFCE e de todos os Institutos Federais, proporcionando aos alunos inúmeras possibilidades de desenvolvimento do caráter, dos atributos da área afetiva como disciplina e respeito e a integração entre os institutos”, finaliza.

Durante a cerimônia dos jogos estiverem presentes: o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, o secretário do Esporte e Lazer (Secel), Carlos Dutra, bem como reitores, pró-reitores e diretores do IFCE.

Jogos dos Institutos Federais Etapa Nordeste

Os jogos são promovidos pelos os Institutos Federais do Nordeste, e é organizado e realizado pela reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em parceria com seus campi, principalmente o Campus de Fortaleza, que é a cidade-sede. Vale destacar que os campeões desta fase irão para a Etapa Nacional, que será realizada em Poço de Caldas (MG).