Hemoce convida população para doar sangue no Halleluya

19 de julho de 2017 # # # #

Assessoria de Imprensa do Hemoce Natássya Cybelly Contato: (85) 3101-2308 / 9.9645.2261 E-mail: natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br / imprensahemoce@gmail.com

A partir desta quarta-feira (19), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, estará com um posto de coleta recebendo os doadores de sangue no Festival Halleluya, durante os cinco dias do evento. A expectativa é coletar 900 bolsas de sangue. O Halleluya acontece entre os dias 19 a 23 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão.

Quem participar do festival e estiver na faixa etária de 16 a 69 anos de idade, saudável e bem alimentado, pode procurar o posto de coleta do Hemoce no Espaço Vida, próximo à entrada do evento, pela Avenida Silas Munguba. Este é o décimo quinto ano de parceria do Hemoce com o Halleluya.

Desde o início, as coletas de sangue no Festival Halleluya apresentam resultados crescentes e positivos. De 2003 até o ano de 2016, foram recebidas 8.132 doações de sangue. Somente no ano passado, o Hemoce coletou 836 bolsas de sangue durante os cinco dias do evento católico. “São quinze anos de uma parceria que se fortalece a cada ano e nos ajuda na manutenção do estoque, principalmente nesse período de férias escolares que muitas pessoas viajam”, diz Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Este ano, a campanha de doação de sangue no Halleluya traz uma novidade: a cada pessoa que se candidata a doação será doado produtos para ajudar a instituições filantrópicas. O Grupo Três Corações beneficiará o Lar Amigos de Jesus e o Iprede de acordo com o número de candidatos à doação de sangue. Ou seja, quanto mais pessoas se candidatarem, mais cestas básicas serão entregues. Quem passar no posto de coleta do Hemoce no Halleluya vai ainda receber degustação de café e cappuccino do Café Santa Clara.

Como doar sangue

Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br). Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.