Atletas cearenses recebem passagens aéreas para os Jogos Paralímpicos Universitários

20 de julho de 2017 - 17:49 # # #

Rebeca Lobo Assessoria de Imprensa da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará rebeca.lobo@esporte.ce.gov.br 85 3101.4415

Os cearenses disputarão os Jogos Paralímpicos Universitários 2017 nas modalidades de Atletismo e Natação

A Secretaria do Esporte (Sesporte) entregou, nesta quinta-feira (20), três passagens áreas de nível nacional para os paratletas Francisco Anderson de Souza Braga, Rayane Cosme Magalhães e Eduardo Vieira de Sousa, que irão representar o Estado do Ceará nos Jogos Paralímpicos Universitários 2017 – Etapa Nacional, no Centro de Formação Paralímpica em São Paulo (SP).

Os paradesportistas são integrantes da Delegação Cearense da Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul) e participarão das competições no período de 26 a 30 de julho, nas modalidades de Atletismo e Natação.

A competição teve sua primeira edição realizada em 2016 e a Delegação Cearense da Adesul conseguiu trazer resultados expressivos para o Estado, com atletas entre os melhores do Brasil.

“É sempre um enorme prazer entregar passagens áreas para os atletas, principalmente para aqueles que buscam constantemente a evolução de suas habilidades, superando seus próprios limites. Isto agrega mais valor ao paradesporto. Desejo muita sorte nos Jogos Paralímpicos Universitários 2017 em São Paulo”, afirmou o secretário do Esporte do Estado, Euler Barbosa.

Jogos Paralímpicos Universitários 2017

É uma competição criada em 2016, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e do Ministério do Esporte (ME), que tem como propósito estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas. Neste ano, mais de 250 atletas de todo território nacional participarão das provas, divididas em seis modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, judô, natação e tênis de mesa.

Histórico de competições e conquistas dos atletas

Francisco Anderson de Souza Braga: Campeão no Arremesso de Peso e Campeão no Lançamento de Dardo nas Paralimpíadas da APAE de Atletismo em 2015; 4º lugar no Arremesso de Peso e 6º lugar no Lançamento de Dardo na Etapa N/NE do Circuito Caixa Paralímpico de Atletismo em 2016.

Rayane Cosme Magalhães: Participou das Paralímpiadas Escolares e do Festival Sobralense Paralímpico em 2013; Circuito Loterias Caixa Fase Regional N/NE e dos Jogos Paralímpicos do Ceará em 2014; Jogos Aquáticos do Ceará e do VII Meeting Cearense de Natação Paralímpica em 2015; dos Jogos Paralímpicos e do VIII Meeting Cearense de Natação Paralímpica em 2016; e do I Jogos para pessoas com deficiência e VIII Jogos Aquáticos do Ceará em 2017.

Eduardo Vieira de Sousa: No atletismo conquistou 9º lugar no Arremesso de Peso na Etapa N/NE do Circuito Paralímpico em 2015; Campeão Cearense e 3º lugar no Arremesso de Peso na Etapa N/NE do Circuito Caixa Paralímpico e 6º lugar no Lançamento de Dardo na Etapa N/NE do Circuito Caixa Paralímpico em 2016. Na natação o atleta participou: Jogos Aquáticos do Ceará, Meeting de Natação Paralímpica em 2016; e da Etapa N/NE do Circuito Caixa Paralímpico e dos Jogos Aquáticos do Ceará em 2017.