SPD recebe a visita de especialista em saúde psiquiátrica mental

20 de julho de 2017 # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spdc.e.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Troca de experiências e conhecimentos marcam encontro realizado na sede da pasta

A troca de experiências é uma das principais fontes de inspiração e obtenção de conhecimento, que possibilita valor adicionado às atividades e enriquecimento profissional. O encontro com boas ideias ajudar a mover projetos e iniciativas para o sucesso.

Nesta perspectiva, a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, esteve reunida com o renomado enfermeiro norte-americano Stephen Strobbe, professor clínico da Escola de Enfermagem da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Strobbe é especialista em saúde psiquiátrica mental.

O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, na sede da SPD. A reunião também contou com a presença do secretário Especial Adjunto e da secretária Executiva da SPD, Cláudio Saraiva e Tamara Holanda, respectivamente, além da coordenadora de Interlocução Interinstitucional, Lidiane Rebouças.

Stephen Strobbe está na capital cearense a convite da Universidade de Fortaleza (Unifor). A visita do especialista à SPD foi viabilizada pela doutora Mirna Albuquerque. Ela é coordenadora do programa de pós-graduação em saúde coletiva da Unifor e membro do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod) como representante do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren).

Durante a conversa, Stephen Strobbe e os gestores da SPD enumeraram os programas de prevenção às drogas e as estratégias de acolhimento de dependentes químicos adotadas no Brasil / Ceará e nos Estados Unidos, buscando semelhanças e pontos divergentes nas metodologias, além de abordarem os resultados alcançados.

O especialista norte-americano elogiou a ação do governo do Ceará no âmbito da temática das drogas ao afirmar que os programas de prevenção efetivados em solo norte-americano, em sua maioria, são de iniciativa privada.

Ao final do encontro com os gestores da SPD, Strobbe ressaltou a importância da troca de experiências nas diversas áreas de conhecimento e, em especial, no âmbito das políticas sobre drogas, com forte articulação intersetorial.

A secretária Aline Bezerra Câncio destacou a visita de Stephen Strobbe como um momento singular para a troca de conhecimentos sobre a temática das drogas. A titular da SPD lembrou que a pasta está de portas abertas para discussões voltadas ao aprimoramento e efetividade das ações referentes às políticas sobre drogas no Estado, reforçando o processo de integração e intersetorialidade.