PPA na região de Sobral: infraestrutura e emprego entre as principais demandas

26 de julho de 2017 - 17:07 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Seplag Luiz Pedro Neto - (85) 3101.4495

Nesta quinta-feira, dia 27, a oficina do PPA acontece no município de Acaraú

Representantes de 18 municípios do sertão de Sobral, reunidos na quarta-feira (dia 26/07), em Sobral, na Oficina Regional de Monitoramento e Revisão do Plano Plurianual (PPA), indicaram atenção a questões como emprego para a juventude, investimentos em infraestrutura rodoviária e atração de investimentos rurais como prioridades regionais para o período 2017/2019. Participaram representantes de Sobral, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

“Estamos pleiteando nesse em encontro do PPA a ligação asfáltica de Pacujá a Guaraciaba do Norte, de aproximadamente 25 quilômetros de extensão. Esse corredor vai ligar a serra ao sertão e é importante porque estradas são vetores de desenvolvimento”, observou o prefeito de Pacujá, Alex Melo, que abriu a oficina do PPA. “Também queremos apoio do governo estadual para atrair uma indústria na área de confecção ou de calçados, que teria uma importância vital de criar centenas de empregos para uma população de 6,2 mil habitantes do nosso município”, acrescentou o prefeito Alex Melo.

Na avaliação Juscelino Lourenço, coordenador do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Massapê, é fundamental integrar a formação educacional profissional com oportunidades de emprego na região. “É muito importante combinar a formação dos jovens com a facilidade de acesso ao primeiro emprego. Estamos capacitando anualmente cerca de 500 jovens, principalmente na área de administração e informática mas é preciso que eles sejam direcionados para atividades produtivas”, ponderou Juscelino Lourenço.

Já Virgílio Félix, que trabalha na área de assistência social da prefeitura de Cariré, destacou a importância das oficinas de monitoramento do PPA para a Região. “As reivindicações que apresentamos na reunião de 2016 tiveram resultado positivo. A gente pedia a regularização de um matadouro público na cidade, que atende outros três municípios da região e o Governo realmente destravou essa questão em tempo muito rápido”, afirmou. “Esse evento é um momento de excelência para discutir com técnicos do governo prioridades e demandas da região”.

Nesta quinta-feira (dia 27) a reunião de monitoramento participativo do PPA acontece, a partir das 8 horas, na Escola Marta Maria Gifffoni de Sousa, na cidade de Acaraú, com a presença de lideranças políticas e comunitárias dos municípios de Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca.