GT Memória e Verdade define ações para o mês de agosto

1 de agosto de 2017 - 13:43 # # # #

Gabinete do Governador Ana Carolina Carvalho Jornalista 3133 - 3717 / 3718

O Governo do Ceará, por meio do Grupo de Trabalho Memória e Verdade, em parceria com diversas entidades governamentais e não governamentais, realiza em agosto ações que buscam divulgar o tema da memória e da verdade no Estado. As ações foram definidas em reunião, na última sexta-feira (28), na sede da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).

Para Demitri Cruz, coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará, órgão gestor do Grupo de Trabalho, as atividades tem como principal objetivo dar destaque ao tema da memória e da verdade, muitas vezes esquecido. “Relembrar a luta e a resistência dos que lutaram contra a ditadura é uma das nossas missões com esse Grupo de Trabalho que articula e tem essa iniciativa com a perspectiva de resgatar outras narrativas e construir referências para que as futuras gerações tenham conhecimento do valor de cada uma das conquistas pelos Direitos Humanos”, destacou.

A programação contará com o batismo das salas de aula do Colégio Liceu do Ceará com nome de ex-alunos liceístas que lutaram contra a ditadura militar. A ideia surgiu do Grêmio Estudantil João Nogueira Jucá, membro do Grupo de Trabalho Memória e Verdade. Para o presidente do Grêmio, Caio César Marques, essa é uma forma de homenagear os ex-estudantes que representaram o movimento estudantil na luta por direitos. “Nós vamos batizar nesse primeiro momento 10 salas. Vamos organizar uma surpresa também para os ex-alunos liceístas que são ex-presos políticos. Estamos felizes em participar e entender mais sobre a história do nosso colégio e do nosso Estado”, concluiu.

O documentário “Memória e Verdade – um beijo na família e nas crianças”, sequência do projeto Memória e Verdade, também fará parte da programação. Nesse curta, que será exibido no Cineteatro São Luiz, 10 filhos de ex-presos políticos cearenses contam como foi o período da ditadura militar pelo olhar deles.

A programação completa será divulgada em breve.

GT Memória e Verdade

No dia 23 de dezembro de 2016, por meio do decreto nº 32.113, o governador do Ceará, Camilo Santana, instituiu o Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Estado do Ceará, com o objetivo central de estabelecer uma política estadual de memória do Ceará.

Compõem o Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Ceará

Órgãos estaduais
Gabinete do Governador, por intermédio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos;
Secretaria da Educação do Estado do Ceará;
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará;
Secretaria da Justiça do Estado do Ceará.
Universidade Estadual do Ceará;
Universidade Estadual do Cariri;
Universidade Estadual Vale do Acaraú;

Sociedade Civil

Instituto Latino Americano de Estudos Sobre Direito, Política e Democracia;
Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará;
Grêmio Estudantil João Nogueira Jucá, vinculado ao Colégio Estadual Liceu do Ceará;
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, secção Ceará

01.08.2017