Juventude em Ação: protagonismo juvenil na prevenção às drogas

1 de agosto de 2017 - 15:52 #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Lançamento oficial acontecerá em sete escolas nas próximas semanas

Com o início do segundo semestre letivo nas escolas da rede pública estadual, a equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) agiliza as atividades do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA) nos estabelecimentos de ensino contemplados em 2017. A ideia é promover uma grande ciranda de prevenção às drogas e em prol de uma vida saudável.

O próximo momento será o lançamento oficial do JA para toda a comunidade escolar e circunvizinhança, a partir da próxima semana. No dia 10, o evento acontecerá na Escola Walderi Machado de Almeida, no município de Horizonte. No dia seguinte, a programação será realizada nas escolas Deputado Ubiratan Diniz Aguiar, em Capistrano; e Mirian Porto, em Fortaleza.

No dia 12, o lançamento do Juventude em Ação será nas escolas Doutor Andrade Furtado, em Quixeramobim; e São Francisco, em Fortaleza. Na semana seguinte, nos dias 17 e 18 deste mês, o JA será lançado, respectivamente, nas escolas Adail Barreto e Eudes Veras, ambas situadas no município de Maracanaú.

Em todos os estabelecimentos de ensino onde o JA será lançado, já ocorreram as seguintes etapas: oficina de apresentação para os profissionais da Educação, líderes estudantis e conselho de pais, divulgação para o corpo discente, constituição das equipes, com denominação de nomes e cores; construção de painéis com os nomes do grupos, escolha de música e coreografia em consonância com o tema do programa: valorização da vida; estudo do regimento geral e específico das torcidas organizadas e mobilização social.

Este ano, o JA está sendo desenvolvido em 18 escolas do ensino médio de sete municípios cearenses, beneficiando mais de oito mil alunos. As cidades contempladas são: Fortaleza, Capistrano, Quixeramobim, Sobral, Horizonte, Juazeiro do Norte e Maracanaú. As atividades são efetivadas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

O Juventude em Ação proporciona, entre outros benefícios, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, enfatiza que o Estado do Ceará é pioneiro no Brasil na aplicação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, favorecendo o protagonismo juvenil no âmbito da prevenção ao uso de entorpecentes.

O programa JA envolve a aplicação do jogo interativo Na Trilha da Prevenção e culmina com uma agitada gincana artístico-cultural em que os jovens são protagonistas na prevenção às drogas e na direção de ações proativas e cidadãs.