Regiões de Saúde recebem capacitações em atenção primária

2 de agosto de 2017 - 13:54 # # #

Com 100% de adesão dos municípios ao Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS Ceará), as regiões de Saúde de Juazeiro do Norte e Iguatu realizam nesta semana a primeira das oficinas regionais previstas. A Oficina 1 do QualificaAPSUS Ceará ocorrerá nos dias 2 e 3 em Juazeiro do Norte e 3 e 4 em Iguatu, das 8 às 17 horas. Seguindo o cronograma de capacitação dos profissionais da Atenção Primária e do plano de reorganização da Rede de Saúde do Estado, a Oficina abordará o tema “Atenção Primária à Saúde: Fundamentos, Gestão e Avaliação da Qualidade.” Os três dias dos encontros reunirão 577 profissionais da Atenção Primária dos 16 municípios das duas regiões. Entre Oficinas e Capacitações Complementares, os municípios da Região de Saúde de Juazeiro do Norte e Iguatu, já implantaram o sistema de tutoria na Atenção Primária à Saúde para apoiar a organização dos processos nos territórios. Por este motivo, logo após as Oficinas Regionais, nos dias 3 e 4 de agosto, acontecerá a primeira Formação de Tutores, que contará com a participação de 21 tutores da Região de Saúde de Juazeiro do Norte e no dia 4 de agosto, 40 tutores da Região de Saúde de Iguatu. Qualificação da Atenção Primária O Projeto QualificaAPSUS foi lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará em 2016 como uma estratégia de reorganização do Modelo de Atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, implantação e implementação das Redes de Atenção. Tem como objetivo apoiar os municípios no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. No ano passado o projeto teve a adesão de 90 municípios, distribuídos em 12 regiões de Saúde do Estado, contando com a participação de 3.318 trabalhadores da Atenção Primária nas oficinas regionais, totalizando mais de 6 mil trabalhadores com a realização das oficinas municipais. Mais informações com o Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (NUAP/COPAS): (85) 3101.5155/ 3101.5265/ 3488.2135 qualificaapsusce@gmail.com 02.08.2017

Com 100% de adesão dos municípios ao Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS Ceará), as regiões de Saúde de Juazeiro do Norte e Iguatu realizam nesta semana a primeira das oficinas regionais previstas. A Oficina 1 do QualificaAPSUS Ceará ocorrerá nos dias 2 e 3 em Juazeiro do Norte e 3 e 4 em Iguatu, das 8 às 17 horas. Seguindo o cronograma de capacitação dos profissionais da Atenção Primária e do plano de reorganização da Rede de Saúde do Estado, a Oficina abordará o tema “Atenção Primária à Saúde: Fundamentos, Gestão e Avaliação da Qualidade.” Os três dias dos encontros reunirão 577 profissionais da Atenção Primária dos 16 municípios das duas regiões.

Entre Oficinas e Capacitações Complementares, os municípios da Região de Saúde de Juazeiro do Norte e Iguatu, já implantaram o sistema de tutoria na Atenção Primária à Saúde para apoiar a organização dos processos nos territórios. Por este motivo, logo após as Oficinas Regionais, nos dias 3 e 4 de agosto, acontecerá a primeira Formação de Tutores, que contará com a participação de 21 tutores da Região de Saúde de Juazeiro do Norte e no dia 4 de agosto, 40 tutores da Região de Saúde de Iguatu.

Qualificação da Atenção Primária

O Projeto QualificaAPSUS foi lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará em 2016 como uma estratégia de reorganização do Modelo de Atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, implantação e implementação das Redes de Atenção. Tem como objetivo apoiar os municípios no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. No ano passado o projeto teve a adesão de 90 municípios, distribuídos em 12 regiões de Saúde do Estado, contando com a participação de 3.318 trabalhadores da Atenção Primária nas oficinas regionais, totalizando mais de 6 mil trabalhadores com a realização das oficinas municipais.

Mais informações com o Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (NUAP/COPAS): (85) 3101.5155/ 3101.5265/ 3488.2135 qualificaapsusce@gmail.com

02.08.2017