SPD participará do Previne 2017

4 de agosto de 2017 - 12:34 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação - SPD - (85) 3238.5090 / 99910.3443

Secretária Aline Bezerra Câncio destaca oportunidade de troca de conhecimentos e experiências

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, participará do II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas (Previne 2017). O evento será realizado na cidade de Florianópolis-SC, no período de 6 a 8 deste mês.

 

Organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Cidadania (Senad), o Previne 2017 visa reunir pesquisadores, acadêmicos, profissionais, gestores públicos e sociedade civil. O tema central será “As várias faces da violência na relação com o uso de drogas”.

A SPD terá participação efetiva no congresso através da apresentação do tema. “Fortalecimento da comunidade e prevenção ao uso de drogas: experiência de um programa no Estado do Ceará”. Na ocasião, a coordenadora de Interlocução Interinstitucional, Lidiane Rebouças, mostrará os resultados do programa Fortalecendo Minha Comunidade, desenvolvido pela Secretaria em 18 localidades cearenses.

Lidiane Rebouças também abordará a evolução e resultados dos programas federais de prevenção às drogas – Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes – no Ceará, desenvolvidos desde 2015, com acompanhamento e supervisão da SPD. A gestora ainda apresentará o Juventude em Ação (JA), programa de prevenção criado no Estado e voltado para estudantes do ensino médio.

De acordo com a organização do Previne 2017, a ideia é buscar e compartilhar conhecimentos e experiências práticas que abordem a temática em pauta, mas também propiciar um espaço para a reflexão acerca de vários outros aspectos das práticas no campo da dependência química. Pretende-se, ainda, impulsionar debates, articular pesquisas e subsidiar políticas públicas que fortaleçam a cidadania, os laços sociais e as redes comunitárias e de serviços, bases para uma sociedade com menos violência.

A secretária Aline Bezerra Câncio destaca a importância da sua participação e de técnicas da SPD no Previne 2017, enfatizando a oportunidade de troca de conhecimentos e experiências no âmbito das políticas sobre drogas que possam ser desenvolvidas no Ceará pela SPD, além da realização de contatos para parcerias.