Capacitação profissional: STDS abre inscrições para o Projeto Empreendedor Criativo

7 de agosto de 2017 - 17:22 # # #

Carlos Eugênio - Assessoria de Comunicação e Eventos da STDS

As inscrições seguem até o próximo dia 19, nos CITS. Já na Rede CUCA, os interessados podem se inscrever até o dia 16

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a associação Junior Achievement Ceará (JA Ceará), promoverá a partir deste mês de agosto, o projeto Empreendedor Criativo nas unidades dos Centros de Inclusão Tecnológico Social (CITS) e dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), em Fortaleza. Direcionado para jovens concludentes de cursos de qualificação profissional da STDS, o projeto será estendido para outras regiões do Estado ainda nesse semestre. No total, são ofertadas 1.000 vagas, sendo 210 nos CITS, 60 na Rede CUCA e as demais distribuídas em 15 municípios cearenses.

 

O Empreendedor Criativo da STDS terá duração de um ano e pretende proporcionar experiência prática na organização e na operação de uma empresa, preparação para o mercado de trabalho e competências desejadas, perspectivas e gestão de carreira e planejamento financeiro para o sucesso pessoal e profissional. O projeto pedagógico consiste na metodologia Aprender-Fazendo, da JA Ceará, traçando, na prática, cenários e oportunidades para o desenvolvimento juvenil. O projeto é composto pelos módulos: as Vantagens de Permanecer na Escola, Conectado com o Amanhã, Meu Dinheiro Meu Negócio, Habilidades para o Sucesso, Vamos Falar de Ética e Miniempresa.
 

Inscrições

Para se inscrever na Rede Cuca, os jovens devem se dirigir a um dos três equipamentos levando RG e comprovante de residência. Para participar, devem estar cursando o 1º ano do Ensino Médio e ter entre 15 e 29 anos de idade. Além disso, é necessário ter participado de um curso do Projeto Primeiro Passo, da STDS. Nos Cucas, onde as inscrições devem ser feitas até 16 de agosto, a atividade acontecerá todos os sábados, das 9h às 12h, a partir do dia 19 de agosto, seguindo até junho de 2018.

Os alunos interessados em participar do projeto nos CITS deverão procurar um dos sete centros, até 19 de agosto, munidos de RG, CPF, comprovante de endereço, declaração de conclusão ou de que está cursando o Ensino Médio e cópia do certificado de participação em um projeto da STDS. Nos CITS, as atividades acontecerão às quintas e sextas-feiras, à tarde, e aos sábados, pela manhã. Os alunos poderão escolher uma dessas opções para ingressar.
 

Sobre a Junior Achievement no Ceará

Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece 25 programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental, médio e universitário. Até 2016, a associação alcançou 46.500 alunos beneficiados de 320 escolas, entre privadas e da rede pública estadual, e 2.261 voluntários e orientadores da metodologia de empresas parceiras e universidades em todo o Estado.

A JA Ceará tem como mantenedores TV Verdes Mares, Farmácias Pague Menos, M. Dias Branco, Colégio Ari de Sá Cavalcante, Mercadinhos São Luiz, BSPAR Incorporações, 3 Corações, Hapvida, Majela Hospitalar, Unifor, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, North Shopping Fortaleza, IAX Imobiliária, Ebenezer, Grupo Aço Cearense, Grupo Marquise e Sistema FIEC e conta, ainda, com patrocinadores de projetos especiais como as secretarias da Educação (Seduc) e a do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Gerdau. A associação também conta com o apoio do PADETEC e FEAAC-UFC.

Mais informações:

Célula de Educação Social e Profissional (STDS): 3101.4486
Coordenação Geral CITS: coordenacao.cits@stds.ce.gov.br – 3101.1555
CITS Mucuripe: cits.mucuripe@stds.ce.gov.br – 3263.2416
CITS Lagamar: cits.lagamar@stds.ce.gov.br – 3454.1706
CITS Parque São José: cits.parquesaojose@stds.ce.gov.br – 3101.3002
CITS Jangurussu: cits.jangurussu@stds.ce.gov.br – 3254.2525
CITS Conjunto Ceará: cits.conjuntoceara@stds.ce.gov.br – 3254.4854
CITS São Bernardo: cits.saobernardo@stds.ce.gov.br – 3033.0735
CITS José Walter: cits.josewalter@stds.ce.gov.br – 3077.5005

07.08.2017