Começa o treinamento dos técnicos para utilização do Novo Sistema FDI

9 de agosto de 2017 - 17:23 # # # #

Paola Vasconcelos Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) paola.vasconcelos@sde.ce.gov.br paolavcampelo@gmail.com (85)3444.2907 (85)98439.6457

O novo Sistema do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará (FDI), que está sendo desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), finalizou a etapa de homologação e testes e começou o treinamento dos técnicos que vão operacionalizar o sistema. Nesta quarta-feira (09/08), iniciou-se o treinamento com os técnicos da SDE, mas vai incluir no cronograma também os da Adece, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e instituição financeira (banco). O novo Sistema FDI vai racionalizar e automatizar todo o processo de concessão de benefícios fiscais do Governo do Ceará.

A fase de treinamento consiste na simulação de todos os passos do sistema para o preenchimento de formulários e critérios no processo de concessão de incentivos fiscais. De acordo com o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Régis Medeiros, que participou do treinamento, estão vendo o passo a passo do sistema, de A a Z, de todas a fases, desde o cadastro até a finalização do pedido, simulando situações reais.

Com investimento de R$ 1,1 milhão via Banco Mundial, o novo Sistema FDI é resultado do Programa por Resultados (PforR). A empresa Ivia Inovação e Tecnologia é a responsável pelo desenvolvimento da aplicação.

A ideia do novo sistema é tornar mais simples e rápido o processo de concessão de benefícios nos programas de incentivos operacionalizados pela SDE. Isso significa que todo o trâmite, desde a entrada do pedido de protocolo de intenções das empresas até o monitoramento e avaliação do sistema, passando pela assinatura do termo de acordo, será feito no sistema online. Entre as vantagens do novo Sistema FDI está o fato de ser interligado com o agente financeiro (banco) e secretarias da área, como, por exemplo, a da Fazenda (Sefaz) para realizar consultas sobre a regularidade fiscal das empresas, por meio de um web service já criado.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Cesar Ribeiro, disse que o novo Sistema FDI é uma importante ferramenta para desburocratizar e dar mais agilidade e eficiência ao processo de concessão de benefícios nos programas de incentivos da SDE. Com o isso, segundo ele, o tempo do processo deve reduzir de quatro meses para cerca de um mês, melhorando a ambiência de negócios no Estado.