Mais Infância Ceará: primeira-dama do Estado entrega brinquedopraça em Tarrafas

10 de agosto de 2017 - 10:15 # # # #

Fotos: Nívia Uchôa / Governo do Ceará Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama (85) 3254.4028 / 98957.0292

O Programa Mais Infância, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana realizou nesta quarta-feira (9), a entrega da 11ª brinquedopraça no interior cearense. Desta vez, o município contemplado foi Tarrafas, na Região do Cariri, que recebeu espaço reservado para o lazer de crianças até 12 anos, bem como para o encontro de famílias que residem no entorno. A entrega do equipamento foi realizada pela primeira-dama, junto do secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, e do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino.

“O Governo do Ceará entende que a infância é o período primordial para o desenvolvimento humano e, por isso, continua investindo nas nossas crianças. Por isso, pais, tragam seus filhos à brinquedopraça para que eles possam ser estimulados a educar não só a mente, mas também o coração”, destaca Onélia Leite de Santana.

Centenas de famílias participaram da solenidade que marcou a entrega da nova praça Dona Tereza. O local já havia sido a cadeia pública do município e agora, toda revitalizada e equipada com brinquedos, irá garantir o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. “Aqui agente não tinha espaço desse. Passávamos muito tempo em casa e a diversão era somente jogar bola. Agora com esse brinquedos aqui na praça, com certeza vamos nos reunir para novas brincadeiras”, disse o estudante Kauan dos Santos Lima, de 10 anos, que ao lado do irmão gêmeo Kaick já curtiam os brinquedos da praça com outros amigos.

Quem também conferiu e aprovou a brinquedopraça foi o auxiliar de serviços gerais Edgar Soares Domingos, 30, que trouxe a esposa Leidiana Leite Alves, 26, e a filha Tamires, de apenas 4 anos, para conhecer o equipamento. “Essa praça é muito importante, pois vai atrair as crianças e os pais. Irá se tornar nos finais da tarde e início das noites em ponto de encontro para as famílias de Tarrafas”, afirmou Edgar Domingos.

O prefeito de Tarrafas, Taiano Martins agradeceu o empenho da primeira-dama em trazer para o município brinquedopraça: “É muito importante, pois a cidade ganha mais uma opção de lazer para as crianças. Essa praça é das crianças e das famílias”, lembrou o gestor municipal.

Também prestigiaram a entrega do equipamento o vice-prefeito de Tarrafas Cícero Palácio, o prefeito de Assaré Evanderton Almeida, a primeira-dama de Tarrafas Paloma Rodrigues e a primeira-dama de Cariús Auxiliadora Fernandes, além de vereadores e secretários municipais de Tarrafas.

Sobre a brinquedopraça

A brinquedopraça faz parte das ações do Programa Mais Infância Ceará, especificamente do pilar Tempo de Brincar. O espaço é todo cercado e com área de 200m², contemplado com brinquedos como casinha dupla com dois escorregadores, casinha dupla com um escorredor, duas gangorras, dois cavalinhos de mola e escorregador com balanço triplo.

A contrapartida das prefeituras é garantir a praça em bom estado de conservação, arborização do local e manutenção dos brinquedos. A população de Baturité, Caririaçu, Crato, Granjeiro, Ibicuitinga, Itaitinga, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Redenção já foi contemplada com o equipamento. Ao todo, 40 brinquedopraças serão entregues neste ano pelo Governo do Ceará.