Parque do Cocó: prorrogadas as inscrições para o Concurso de Ideias

21 de agosto de 2017 - 13:00 #

O intuito do concurso é selecionar, entre arquitetos nacionais e estrangeiros, a melhor proposta urbanística, paisagística e arquitetônica para as áreas disponíveis

As inscrições para o Concurso de Ideias para o Parque do Cocó foram prorrogadas até 7 de novembro de 2017. Já são 35 inscritos, entre arquitetos de todo o Brasil. “Vários arquitetos e urbanistas reclamaram da exiguidade do tempo estipulado anteriormente, dada a complexidade do trabalho e suas variáveis, como a quantidade de áreas a serem contempladas – 17 ao todo –, bem como o tamanho e as características topográficas e de vegetação”, explica Antônio Custódio, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil-CE, entidade organizadora do certame. “Há áreas mais importantes e visíveis, como a foz do rio, onde queremos a presença de um pier para passeios de barco. Mas se você observar o mapa de Fortaleza, vai perceber que o rio é marcante para o desenho da cidade, em todo seu entorno”, lembra Custódio.

O intuito do concurso é selecionar, entre arquitetos nacionais e estrangeiros, a melhor proposta urbanística, paisagística e arquitetônica para as áreas disponíveis. O projeto deverá dotar o Cocó de equipamentos de contemplação, lazer, esporte e educação ambiental. O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, quer que as novas instalações “sirvam para que a população participe do dia-a-dia do Parque e cultive um sentimento de pertença em relação a ele. Ressalto que toda e qualquer ideia deverá obedecer à legislação pertinente que regulamenta as Unidades de Conservação”.

Bruno divulgou também que o Conselho Gestor do Parque deve ser instalado até o final deste ano. Uma equipe técnica da Sema está trabalhando um Edital de Chamamento que deverá contemplar representantes de comunidades tradicionais, entidades ambientais e órgãos públicos que tenham relação com o Parque. “Paralelamente, está sendo elaborado o Termo de Referência para servir de base ao Plano de Manejo que, seguindo todos os ritos legais, deve ser concluído o mais rapidamente possível. O Plano, inclusive, pautará toda e qualquer intervenção sugerida para o Parque. O Edital já foi publicado e está na Procuradoria Geral do Estado (PGE) para abertura de processo licitatório, prevista para o dia 6 de setembro deste ano”, informou o titular da pasta.

Os arquitetos trabalharão suas concepções para 17 trechos em áreas degradadas ao longo do Parque. O edital, termo de referência, fotos, mapas e demais detalhes estarão à disposição dos interessados no hotsite hospedado nas páginas da SEMA (www.sema.ce.gov.br) e do IAB (www.iabce.org.br), no qual poderão também ser tiradas dúvidas sobre o certame.

Poderão participar do concurso equipes compostas por profissionais diplomados e coordenados por arquitetos e urbanistas, desde que legalmente habilitados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), residentes no Brasil. Será também permitida a inscrição de estrangeiros, desde que associados a arquitetos brasileiros.

A comissão julgadora será composta de cinco arquitetos e urbanistas de reconhecida capacidade no âmbito local e nacional. O julgamento dos trabalhos se realizará pela comissão entre os dias 23 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2017 e a homologação do resultado será divulgado no dia 01 de dezembro deste ano. Os prêmios, para os três primeiros colocados, serão de 80, 50 e 30 mil reais, respectivamente.

Serviço

O Concurso Público Nacional de Ideias de Urbanismo, Paisagismo e Arquitetura para o Parque Estadual do Cocó é promovido pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e consultoria técnica do IAB-CE. As propostas apresentadas deverão contribuir para promoção da inclusão social, da educação ambiental, da acessibilidade, da mobilidade urbana e da democratização do espaço público, oferecendo espaços de circulação, convivência, contemplação, lazer, educação, de práticas esportivas e serviços para a população.

Cronograma

Inscrições
05 de julho de 2017 a 07 de novembro de 2017
Consultas
05 de julho de 2017 a 07 de novembro de 2017
Respostas às consultas
12 de julho de 2017 a 14 de novembro de 2017
Envio dos projetos
10 de novembro de 2017 a 14 de novembro de 2017
Julgamento
23 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2017
Divulgação do resultado oficial
01 de dezembro de 2017
Prazo para recursos e impugnações
02 de dezembro de 2017 a 11 de dezembro de 2017
Homologação
14 de dezembro de 2017
Evento de premiação
20 de dezembro de 2017
Exposição dos trabalhos
11 de janeiro de 2018 a 12 de março de 2018
Mais informações:
Hotsite hospedado nas páginas da SEMA (www.sema.ce.gov.br) e do IAB (www.iabce.org.br)