Regiões de Canindé e Sobral realizam oficina do QualificaAPSUS

21 de agosto de 2017 - 17:48 # # # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85): Assessoria de Comunicação da Sesa - 3101.5221 / 3101.5220

Duas regiões de Saúde realizam ainda no mês de agosto a primeira oficina do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS Ceará). Nesta terça-feira (22), em Canindé, e na quarta-feira (23), em Boa Viagem, será realizada a oficina regional para 299 profissionais da Atenção Primária dos seis municípios que compõem a Região de Saúde – Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti. Também na terça e quarta-feira, a Região de Saúde de Sobral realiza a oficina que reunirá 840 profissionais de 24 municípios, das 8 às 17 horas, em Sobral.

De acordo com o cronograma de capacitação dos profissionais da Atenção Primária e do plano de reorganização da Rede de Saúde do Estado, a Oficina abordará o tema “Atenção Primária à Saúde: Fundamentos, Gestão e Avaliação da Qualidade”. As duas regiões de Saúde realizam na quinta-feira, 24, após as oficinas regionais, a primeira Formação de Tutores, com a participação de tutores de cada Região de Saúde. Entre Oficinas e Capacitações Complementares, os municípios das regiões de Saúde já implantaram o sistema de tutoria na Atenção Primária à Saúde para apoiar a organização dos processos nos territórios.

O Projeto QualificaAPSUS foi lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará em 2016 como uma estratégia de reorganização do Modelo de Atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, implantação e implementação das Redes de Atenção. Tem como objetivo apoiar os municípios no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. No ano passado o projeto teve a adesão de 90 municípios, distribuídos em 12 regiões de saúde do Estado, contando com a participação de 3.318 trabalhadores da Atenção Primária nas oficinas regionais, totalizando mais de 6 mil trabalhadores com a realização das oficinas municipais.

Um das estratégias do Projeto QualificaAPSUS Ceará é o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária por meio da certificação das equipes com selos de qualidade. Na primeira etapa, será atribuído o Selo Bronze, que tem como foco a garantia da segurança do usuário e da equipe. Nas etapas subsequentes, serão atribuídos os Selos Prata e Ouro, relacionados ao gerenciamento dos processos e os resultados para a comunidade. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.