Projeto Juventude do Futuro: SPD realiza formação de profissionais de seis municípios a serem contemplados em 2017

24 de agosto de 2017 - 14:35 #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), iniciou na quarta-feira (23), a formação de 70 profissionais e apoiadores da Educação, Saúde e Assistência Social de seis municípios cearenses para a implementação do programa de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF). As capacitações acontecerão até a próxima sexta-feira (25), simultaneamente, pela manhã e à tarde, no Creas de Maracanaú, com a participação de profissionais do município, além de Maranguape e Redenção; e na Casa dos Conselhos do Eusébio, com a presença de profissionais da localidade e, ainda, de Aquiraz e Horizonte.

São responsáveis pelas atividades as formadoras federais Meline Varela e Luana Bandeira, contando com o apoio das gestoras estaduais Géssyka Alves, Hercília Olinda e Leidiane Oliveira e supervisão da gerente do projeto Juventude do Futuro da SPD, Natália Alexandre.

A abertura da capacitação no Eusébio contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves e da assessora Especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Said. Ambos destacaram a parceria do município com a SPD no âmbito da prevenção às drogas.

O PFF está inserido no projeto Juventude do Futuro e é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em encontros semanais, os profissionais capacitados nos municípios e as famílias abordam temas como amor, limites, regras domésticas, bons comportamentos, estresse e proteção contra o abuso de substâncias, dentre outros.

Em 2017, serão contemplados 16 municípios cearenses com o PFF: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral. Mais de 700 famílias serão beneficiadas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, resalta que a prevenção às drogas como o principal eixo de atuação da SPD. A gestora aposta no sucesso do PFF nos municípios contemplados em 2017, com o fortalecimentos dos vínculos familiares e a redução dos fatores que levam ao uso e abuso de drogas.