Cogerh realiza ações para abastecimento da bacia do Acaraú

5 de setembro de 2017 - 10:58 # # # #

Rafaele Esmeraldo -Assessoria de Comunicação e Marketing da Cogerh
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br - Fone: + 55 85 3195.0718

Obras para a perenização do rio Acaraú, retificação e limpeza dos trechos perenizados pelos açudes Araras e Edson Queiroz foram algumas das demandas do Comitê de Bacias

Ações para beneficiar o abastecimento humano e a dessedentação animal, na bacia do Acaraú, estão sendo realizadas, mediante acordo firmado na 45a Reunião do Comitê de Bacias Hidrográficas do Acaraú (CBH Acaraú), no dia 22 de junho de 2017.

Estão sendo executadas demandas na operação, manutenção e monitoramento quantitativo, como a abertura da comporta do açude Araras para perenização do rio Acaraú, retificação e limpeza dos trechos perenizados pelos açudes Araras e Edson Queiroz e campanhas de medição de vazão nos rios Acaraú e Groaíras. Para isto, foram contratados tecnólogos para dar suporte às atividades da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos/Sobral.

A fiscalização e a outorga de direito de uso de recursos hídricos são instrumentos de gestão que visam efetuar o controle de uso e o acesso da água. A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Cogerh realizarão campanhas de fiscalização nos trechos perenizados, além de reuniões de acompanhamento com os usuários e interessados.

Saiba mais

As Reuniões de Alocação e Informativas já foram realizadas com as vazões deliberadas, por meio das plenárias e com prioridade aos usos de abastecimento humano e dessedentação animal, conforme a Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei no14.844/2010).
05