Esporte: adolescentes que cumprem medidas socioeducativas conquistam oportunidades

11 de setembro de 2017 - 17:16 # # #

Lígia Duarte - Assessoria de Comunicação da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo
(85) 3101-2021/98967-6965

Gerar oportunidades é o grande desafio do atendimento socioeducativo aos adolescentes em conflito com a Lei. Para alcançar um atendimento de excelência, foram instituídos diferentes eixos de trabalho para a ressocialização dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Ceará, dentre os quais se situa o esporte e lazer.

Por meio do esporte, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas podem mostrar seus talentos em diferentes modalidades. Atualmente, dois jovens estão participando de atividades junto a clubes profissionais.

O adolescente I.J.X.S., de 15 anos, conseguiu uma vaga na base do time de futebol do Fortaleza após se destacar durante as Olimpíadas Socioeducativas. O adolescente treina três vezes por semana no sub-15 do clube. Para ele essa é uma grande oportunidade em sua vida, e a realização de um sonho. “Desde criança que sonho em ser um jogador de futebol”, ressalta.

Já o adolescente Y.S.A, de 18 anos, atualmente está treinando com o time do Náutico e planeja uma carreira promissora com a oportunidade que conquistou. “Eu tentei vários tipos de esporte, mas só o basquete que deu certo”, frisa ele.

Projeto Gera Ação

Durante o encerramento das Olimpíadas Socioeducativas foi lançado o programa esportivo, que tem o objetivo de levar o esporte para todas as unidades com apoio de federações socioeducativas, além de buscar encontrar novos talentos do esporte a partir de testes seletivos. No último mês de agosto cerca de 8 adolescentes fizeram testes em times de futebol, basquete e natação da Capital.