Governo do Ceará construirá 40 novas Areninhas no Estado

11 de setembro de 2017 - 11:26 # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Carlos Gibaja e Marcos Studart - Fotógrafos

A Arena Castelão foi palco de grande festa para celebrar esporte e cidadania nesta segunda-feira (11). O Governo do Ceará selou o compromisso, por meio de documento assinado pelo governador Camilo Santana, para a construção de 40 Areninhas no Estado. As obras serão executadas pelo Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com as prefeituras, e têm o objetivo de propagar nova dinâmica social nas cidades cearenses, com estrutura para prática esportiva e lazer da população.

Com investimento de R$ 70 milhões, as Areninhas contemplarão espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.

Durante o evento, Camilo Santana realizou a entrega de maquetes dos equipamentos a representantes de todos os municípios que serão beneficiados. O chefe do Executivo revelou que licitações de 31 Areninhas já foram feitas. Até o fim do mês devem receber ordem de serviço. As outras nove estão concluindo trâmites para ser licitadas.

“O que estamos fazendo é repetir o bom exemplo vivenciado em Fortaleza, com as Areninhas que já foram construídas e beneficiam a população. Além de levar esporte para as pessoas, esse projeto é uma forma de dar cidadania, de descobrir talentos, de diminuir a violência nas cidades. E a ideia é que a própria comunidade faça a gestão daquele espaço. A comunidade precisa se sentir dona daquele espaço. Vamos criar um mecanismo de atividades esportivas durante o dia inteiro, e também vai ser um espaço para ser utilizado, por exemplo, para projetos que envolvem atividades com terceira idade, crianças. É um espaço para ser ocupado, para gerar também toda uma área no entorno do equipamento. Não tenho dúvidas de que as Areninhas, assim como em Fortaleza, será um sucesso no Interior”, disse o governador.

A festa de lançamento do Projeto Areninha teve a presença de jovens vindos das cidades do Interior, deputados estaduais e federais, secretários, prefeitos e vereadores de todo o Estado.

Cidades contempladas

Os municípios que receberão o Projeto Areninha neste primeiro momento são: Acaraú, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.

Ao anunciar as cidades, Camilo Santana destacou que o Governo do Ceará continua com esforços para que mais destes equipamentos sejam projetados futuramente para outros locais do Estado. “Vamos lançar um outro programa para os municípios menores, para compensar as cidades que não receberam as Areninhas. Faremos os Campinhos: campos society, que serão construídos em 100 cidades”, relatou o chefe do Executivo.

Terrenos

Dentro do projeto, os terrenos para construção das Areninhas são providenciados pelas prefeituras. A elaboração técnica das construções é responsabilidade do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE), como também o acompanhamento e a supervisão das obras em parceria com a equipe do Programa de Apoio às Reformas (Proares III/STDS).

Com área média de 95m x 73m e campos esportivos de 85m x 60m, as estruturas serão construídas em áreas de várzea em zonas urbanas.


“É um projeto padrão, que já foi aprovado pela população de Fortaleza, e agora será replicado em diversos municípios. A obra em si é simples: uma praça de esportes com grama sintética da melhor qualidade, que passa por vários testes. Não vamos receber qualquer material, pois queremos que essa praça fique sendo utilizada durante muitos anos. Vamos adotar o padrão Fifa, com vestiários, banheiros com bebedouros, sistema de iluminação, um produto completo”, explicou o superintendente do DAE, Silvio Gentil.

Social

O vendedor ambulante Daniel Ferreira, 41, ocupa suas horas vagas com muita dedicação ao time do Vila União, no município de São Benedito. Com mais de 20 adolescentes, ele objetiva realizar um trabalho social cada vez mais forte, ocupando jovens com a prática do futebol. Para ele, a construção de uma Areninha na cidade surge como aliado forte para o crescimento de iniciativas com esporte e cidadania.

“Vai ser muito bom para nossa comunidade, pois lá são várias crianças que desejam ter a oportunidade de jogar num campo. Treinamos em terra, com muito esforço, e é com muita alegria que recebemos esse compromisso de termos uma Areninha. Tudo vai ser melhor agora”.

Futebol cearense


O evento de lançamento do Projeto Areninha também contou com a participação dos jogadores de futebol Ricardinho e Fernando Henrique, do Ceará, e Leandro Lima, do Fortaleza. Além deles, os clubes da Capital enviaram os seus mascotes para animar os convidados da festa.

Ricardinho parabenizou o Governo do Ceará no empenho em andar aliado ao Esporte. Fortalezense do Mondubim, Leandro Lima deu testemunho de que o esporte pode trazer oportunidade aos que mais precisam. “Eu vim de um bairro humilde aqui de Fortaleza e sei o quanto é maravilhoso ter por perto uma chance de esporte e lazer. As Areninhas são um grande feito.”