Uece inaugura 1º Núcleo de Língua e Cultura da Europa Central do Ceará

13 de setembro de 2017 - 14:27 # #

Adriana Rodrigues Jornalista/Assessoria de Comunicação Universidade Estadual do Ceará - Uece 85 3101-9606 / 3101-9605

Em parceria com a Universidade de Eötös Loránd (ELTE), a Fundação Pallas Athené e a Embaixada da Hungria no Brasil, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugura nesta quinta-feira (14) o Núcleo de Língua e Cultura da Europa Central. O evento acontecerá no Auditório do Campus Fátima, às 9h, dando início ao Programa de Leitorado em Língua Húngara.

Atualmente, apenas a Universidade de São Paulo (USP) possui um núcleo dedicado ao estudo da língua húngara, o que faz da Uece a segunda universidade nessa iniciativa no país, reafirmando o seu pioneirismo no ensino da cultura e línguas estrangeiras no Ceará.

O Núcleo será um espaço de trocas e aproximações entre Ceará e Hungria. “Ele será um lugar de disseminação da cultura e língua da Hungria e funcionará como polo que atrairá parcerias acadêmicas entre o Ceará e os países do grupo Visegrád (Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia). Entre as atividades iniciais do grupo se encontra a oferta de um curso básico de língua húngara, bem como, eventos de divulgação da cultura da região”, explica o assessor de Relações Internacionais da Uece, professor Edmar Pereira Neto.

O Núcleo terá ainda mais funções: “Além disso, o núcleo funcionará como um ponto de apoio aos estudantes e pesquisadores do Ceará que desejam realizar seus estudos de graduação ou pós-graduação na Hungria, que a partir deste ano (2017) incluiu o Brasil entre os países beneficiários do programa de bolsas stipendium hungaricum”, esclarece o assessor.

O evento contará com palestras e orientações sobre oportunidades de bolsas de estudo na Hungria, que abrange desde intercâmbio de graduação, mestrado, doutorado integral e sanduíche, e pós-doutorado. “Para o evento e as palestras, todos estão convidados e as inscrições ocorrerão no próprio local. Aqueles que participarem das palestras na parte da manhã e da tarde receberão certificado”, convida Edmar Pereira.

Estarão presentes na inauguração o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, o cônsul honorário da República da Hungria, Janus Suzesi; o reitor da ELTE, László Borhy; o representante da Embaixada da Hungria, Péter Sutyinszki; o docente do curso de Letras Português da Hungria, Pál Ferenc, além de autoridades locais.

Clique aqui e veja a programação completa.

Saiba mais

Em 22 de abril de 2015, foi assinado convênio com a Universidade Eotvos Lorand, da Hungria. Esse convênio iniciou-se com a visita da comitiva da Hungria à Uece, em 2014. Em abril de 2014 o reitor Jackson Sampaio visitou o Campus universitário da Eotvos Lorand, em Budapeste, onde foi assinado o convênio. Um dos objetivos da parceria é de estreitar laços de cooperação entre os dois países através de suas universidades. Em junho de 2017 foi assinado um termo aditivo a este convênio criando a parceria que viabiliza a instalação do leitorado de língua húngara.

Serviço:

O que: Inauguração do Núcleo de Língua e Cultura da Europa Central
Quando: 14 de setembro (quinta-feira), às 9h
Onde: Uece – Campus Fátima – Av. Luciano Carneiro, 345 – Fátima
Entrada gratuita. Evento aberto ao público