Musicoletiva e Porto Dragão lançam programa musical ‘Volume Sessions’

14 de setembro de 2017 - 16:00 # # # #

Luciana Vasconcelos Jornalista - JP 2177 CE Assessoria de Comunicação Instituto Dragão do Mar (85) 3488-8617 / 98733-8829 www.dragaodomar.org.br

“Juntos, somos mais fortes”. Foi baseado nessa filosofia que um grupo de músicos cearenses decidiu se reunir e somar expertises para fortalecer a cadeia artística e projetar as bandas autorais do Ceará. Assim, surgiu o Musicoletiva. A fim de formar novas plateias, o coletivo idealizou um programa para a web que traz os mais diversos temas dentro do processo de criação musical, como, por exemplo, o percurso técnico de gravação de uma faixa, bate-papos e performances ao vivo. “O programa nasceu com espírito colaborativo. Juntamos forças, expertises e fizemos acontecer porque acreditamos no potencial artístico das bandas independentes do Ceará”, destaca Jones Vasconcelos, um dos idealizadores do projeto e integrante da banda Lilt.

O evento também exibirá clipes de bandas cearenses, mesmo das que já não existem mais, “como forma de resgatar e preservar a memória de projetos que contribuíram para o enriquecimento da cena e dar visibilidade às bandas emergentes”, como explica Jones Vasconcelos, um dos idealizadores do projeto.

Acreditando na iniciativa, o Instituto Dragão do Mar, por meio do Porto Dragão do Mar (projeto que investe na circulação estadual, nacional e internacional de artistas cearenses) se une ao coletivo na correalização do Programa e lança o projeto no próximo sábado, dia 23 de setembro, a partir das 20h, no Anfiteatro do Dragão do Mar, com o show “Volume Sessions”, onde se apresentam as bandas Rocca Vegas, Swan Vestas, LILT e Mad Monkees. No show, trechos do programa e clipes de bandas locais serão projetados. O Volume Sessions conta ainda com o apoio da Plataforma Zero e da Aaarte Filmes na captação e edição de imagens e do Magnólia Produções na captação e edição de áudio.

Para o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a iniciativa é fundamental para fortalecer ainda mais a cena musical cearense e abre espaço para a reflexão sobre a necessidade de um novo modelo de negócio no mercado cultural. “O coletivo amadurece o que alguns grupos já vêm tentando fazer na cidade. Ao oferecer meios para que os artistas efetivem seus projetos, a iniciativa abre espaço para a emergência de novos talentos. Como principal agente de desenvolvimento do Estado, o Instituto Dragão do Mar não poderia deixar de apoiar a experiência. A ideia é que esse novo modelo possa ser estendido, em breve, a outras linguagens artísticas.”

Musicoletiva

Criado em 2016, o grupo inicialmente formado pelas bandas Swan Vestas, Lilt, Rocca, Mad Monkees e Old Books Room surge com o objetivo de fomentar ações para fortalecer o cenário da música independente no Estado, realizando eventos colaborativos, como as três edições do Session da Tarde (Santa Tatuagem, Boop’s Pub e Berlinda), Festival Volume (Órbita Bar), Palco Musicadô (Festival Ponto CE) e Festival Reverbera (Let’s Go), além de idealizar o programa Volume Sessions.

Jones ressalta que o grupo é aberto: “A ideia aqui é agregar. Nosso objetivo é atrair outros grupos e promover a troca de experiências para que cresçamos todos juntos.”

O Programa Volume Sessions

Inicialmente, os episódios serão exibidios na plataforma digital do YouTube. Para a primeira temporada do programa foram escaladas 4 bandas: Lilt, Swan Vestas, Rocca e Mad Monkees. O programa traz uma abordagem voltada à produção musical e aos processos de criação, onde as bandas são submetidas a gravarem em take one (ao vivo). Conduzidas pelo produtor musical Lucas Guterres, apresentador da série, o programa consegue extrair com naturalidade a sonoridade de cada banda. Será exibido em forma de série, sendo cada uma das bandas apresentadas em três episódios. Abrindo a série, Lucas Guterres fala sobre a ideia do programa e apresenta a primeira banda: Swan Vestas.

Episódio 1 – Um dos integrantes da banda se apresenta, fala um pouco sobre a banda e sobre o desafio de gravar ao vivo em take one (com a captação original do som da banda, sem edições). Em seguida, corta para o estúdio onde abordarão a questão dos timbres e toda parte técnica que será utilizada.

Episódio 2 – Parecer técnico do apresentador e produtor Lucas Guterres a respeito da gravação da música e sobre como ele conseguiu extrair melhor o som deles. Em seguida, temos, então, o clipe da banda com a música já gravada.

Episódio 3 – Apresentação do clipe da banda, gravado ao vivo.

Programação do Show:

20h –  Rocca Vegas
20h30 – Swan Vestas
21h – Lilt
21h30 – Mad Monkees

Serviço: Show de lançamento do Programa Volume Sessions

Data: 23 de setembro de 2017
Hora: 20h
Local: Anfiteatro Sérgio Motta
Acesso gratuito, sem retirada de ingressos. Classificação: 16 anos

Acesse as mídias digitais do Musicoletiva:

Facebook: www.facebook.com/musicoletiva/
Evento no FB: https://www.facebook.com/events/125596711429198/?ref=br_rs
Instagram: @musicoletiva
You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCll4Ml_PnlbsI6Bj1ZnTa8A

Contatos para entrevista: Jones Vasconcelos (85) 988989788 musicoletiva@gmail.com

Atendimento à Imprensa: Luciana Vasconcelos (85) 98733.8829
Luar Maria Brandão (85) 98970.8081