Ceará marca presença na Conferência Latino-Americana de Investimentos

15 de setembro de 2017 - 17:56 # # #

Ana Beatriz Sugette Assessora de Imprensa - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) Telefone: (85) 3457-3330 / 98878-2018

O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Cearáportos, participou da Conferência Latino-Americana de Investimentos, em Foz do Iguaçu. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de setembro pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) com o intuito de promover o debate sobre estratégias para atração de investimentos e compartilhamento de boas práticas entre os países e agências de desenvolvimento.

O evento contou com a presença da presidente da Adece, Nicolle Barbosa, da assessora Carmen Rangel, e da diretora Comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira. O encontro teve ainda como público-alvo executivos de agências de promoção de investimento e desenvolvimento; secretários ligados a comércio, indústria e investimento das principais economias da América Latina; outras autoridades governamentais a nível federal e estadual relacionadas; e outras organizações ligadas a negócios e investimentos.

“Recebemos capacitação e aprendemos mais sobre os atores que promovem os investimentos, o novo papel das agências de promoção de investimentos, objetivos de desenvolvimento sustentável, o papel crescente das agências estaduais e o futuro das agências de desenvolvimento. Nas próximas semanas faremos nova maratona em busca de novos investimentos e novos empregos para o Ceará”, adianta Nicolle.

Os debates contaram com nomes como Paulo Stark, CEO da Siemens; Sudhi Bangalore, vice-presidente Global da Wipro; o diretor de estratégia do negócio de caminhões da Volvo, Alan Holzmann; a diretora de negócios da Apex-Brasil, Marcia Nejaim; o diretor industrial do Grupo O Boticário, Ronaldo Ribeiro, além de outros executivos.

Dentre outros painéis temáticos, foram pontuadas as novas tecnologias e a indústria 4.0 como um novo conceito de indústria capaz de englobar as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação aplicadas aos processos de manufatura.

Visitas às agências

Com a finalidade de conhecer de perto as boas práticas realizadas pelas principais agências de desenvolvimento do Brasil, a presidente da Adece e equipe estiveram, no primeiro semestre de 2017, algumas estruturas. Foram visitadas a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP), a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).