Governo do Ceará entrega nova sede de escola de ensino médio em General Sampaio

15 de setembro de 2017 # # # #

Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart / Governo do Ceará Weberte Lemos Gestor de TV

O governador Camilo Santana inaugurou nesta quinta-feira (14 ) a nova sede da Escola Estadual de Ensino Médio Edite Alcântara Mota, localizada no município de General Sampaio.

O governador Camilo Santana ressaltou a importância da escola que recebeu investimentos no valor de R$ 4,7 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e Governo Federal, e enfatizou que o caminho para uma sociedade mais justa é através da educação. “Minha maior alegria é inaugurar uma escola porque sei que é através da educação que podemos mudar a realidade de muita gente, e por isso investimos nesse equipamento moderno e que vai proporcionar que meninos e meninas cheguem a faculdade”, afirmou o governador.

Para o estudante Mateus Farias, a inauguração do novo equipamento vai ajudar a realizar o sonho de um dia estudar Ciências da Computação.”Meu sonho é fazer uma faculdade de Ciências da Computação e com certeza o laboratório de informática e toda a estrutura da escola vai me ajudar muito a alcançar esse sonho”, comemorou Mateus, de 16 anos.

Segundo Aline Fonseca, diretora da escola, a nova estrutura vai acabar com um problema antigo, que é o grande número de alunos que tinham que estudar em cidades próximas, como Paramoti, distante 40 quilômetros. “Essa é a única escola do Estado aqui em General Sampaio. Tínhamos uma estrutura antiga e que não atendia todos os estudantes, e muitos tinham que viajar 45 quilômetros até Pentecoste, cidade mais proxima. Agora todos os estudantes de General Sampaio têm um escola perto de casa e que não deixa a desejar a nenhuma outra aqui da região”.

Em funcionamento desde 1983, a comunidade escolar ganha um novo prédio adequado, constituído de seis salas de aula, com capacidade de atendimento de até 270 alunos em cada turno (manhã, tarde ou noite). No novo espaço, alunos e professores vão contar com biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática) e quadra poliesportiva. A obra foi acompanhada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Participaram da inauguração, os secretários Idilvan Alencar, Josbertine Clementino, o prefeito Chico Cordeiro, o deputado federal André Figueiredo, os deputados estaduais João Jaime, Zezinho Albuquerque, Evandro Leitão e Roberio Monteiro, além de prefeitos e lideranças da região.

Mais educação na região

A unidade de ensino integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 7, sediada em Canindé, e dirigida pelo professor Paulo Alexandre Sousa Queiroz. A rede estadual na região conta com 18 escolas, sendo 10 de Ensino Médio Parcial, 02 de Ensino Médio Integral, 03 de Educação Profisisonal, 01 Escola do Campo, 01 de Ensino Fundamental Indígena e 01 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).