Curso fortalecerá atuação da Semace na zona costeira

18 de setembro de 2017 - 12:19 # #

Alberto Perdigão: Assessoria de Comunicação da Semace

A jornada faz parte do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental (PforR), desenvolvido pelo Governo do Ceará com o Banco Mundial

O curso Gestão Integrada da Zona Costeira começou, nesta segunda-feira (18), para 40 servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O objetivo do treinamento é atualizar profissionais de diferentes formações em relação às novas teorias e técnicas deste tipo de zoneamento, de forma a melhorar a qualidade da atuação da fiscalização e do licenciamento feito pela Semace ao longo do litoral cearense.

O professor é o oceanógrafo e pós-doutor e Ciências e Tecnologia Ambiental, Alexandre Mazzer, que integra os quadros do Instituto Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) e atua como consultor e coordenador de projetos da FAO.

A primeira aula tratou das definições, fundamentos e princípios do gerenciamento costeiro, do gerenciamento costeiro integrado e gestão costeira, e da definição e limites da zona costeira. O curso segue até sexta-feira (22), totalizando 40 horas.

“É um curso muito importante, porque temos uma atuação forte na zona costeira”, afirmou a assessora de Desenvolvimento Institucional da Semace e coordenadora do projeto, Elisabete Romão. “É ameaçada por interesses constantes de novos empreendimentos, temos que estar melhor instrumentalizados para realizar a fiscalização e o licenciamento”, completou a assessora.

Este é o 14º dos 21 cursos que a Semace está realizando, até dezembro, para o quadro de servidores. A jornada faz parte do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental – Programa para Resultados (PforR), desenvolvido pelo Governo do Ceará com o Banco Mundial.

Saiba mais

O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Ceará, realizado pela Semace, inclui quatro relatórios indispensáveis para quem pretende utilizar com sustentabilidade ambiental os recursos naturais da costa cearense: Caracteriazação Ambiental e dos Mapeamentos, de Uso e Cobertura do Solo, Mapeamento Capacidade de Suporte e Mapeamento Potencialidade.

Os documentos estão disponíveis em: http://www.semace.ce.gov.br/institucional/servicos-institucional/zoneamento-ecologico-economico-zee/.