Municípios recebem apoio para Programa Saúde na Escola

18 de setembro de 2017 - 08:31 # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel: Assessoria de Comunicação da Sesa: (85) 3101.5221 / 3101.5220

A Secretaria da Saúde do Ceará, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, Ministério da Saúde e Ministério da Educação, realizará o Seminário do Programa Saúde na Escola (PSE) nas cinco Macrorregiões de Saúde, para apoiar o planejamento das ações dos municípios no novo ciclo do programa. O primeiro seminário acontecerá no dia 19 de setembro, em Quixadá, para os municípios da Macrorregião do Sertão Central. Também em setembro, no dia 26, o seminário reunirá os municípios da Macrorregião de Fortaleza, na capital. No dia 3 de outubro, em Russas, será nos municípios da Macrorregião do Litoral Leste e, no dia 17, em Sobral, os municípios da Macro de Sobral. O último seminário acontecerá no dia 14 de novembro, em Juazeiro do Norte, para os municípios da Macrorregião do Cariri.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que 90% dos municípios brasileiros já aderiram ao Programa Saúde na Escola. Mais de 20 milhões de estudantes em 85,7 mil escolas serão envolvidos, durante o novo ciclo de dois anos, em atividades como atualização vacinal, prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo à atividade física e prevenção de DST/Aids. O programa contará com apoio de mais de 36 mil equipes da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).