Abertas as inscrições para o concurso Ceará Faz Ciência 2017

21 de setembro de 2017 - 12:16 # # # #

Ascom Secitece- (85) 3101.6449 | 3101.6429
Tiago Stille - Fotógrafo

Serão seis feiras em todo o Estado que premiarão as categorias: estudante do Ensino Fundamental e Médio/Técnico

Estão abertas as inscrições para o Ceará Faz Ciência 2017. O concurso, que tem o objetivo de popularizar o conhecimento científico, acontecerá nos meses de outubro e novembro, em Fortaleza e em cidades do interior do Estado.

Este ano, o tema do concurso será “A Matemática está em tudo”, mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e organizado localmente pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Os trabalhos selecionados serão expostos em edições no Sertão de Crateús, Centro Sul, Cariri, Sertão Central, Serra da Ibiapaba, Sertão de Sobral e Vale do Jaguaribe. A etapa de Fortaleza e Região Metropolitana, ocorrerá dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Eventos, durante a Feira do Conhecimento.

Categorias e premiação

O concurso premiará duas categorias: estudante do Ensino Médio/Técnico e Ensino Fundamental. Os vencedores receberão mentorias para desenvolver seu projeto e entrar no mercado de trabalho.

A seleção será feita pela Comissão Julgadora instituída pela Secitece. Serão escolhidos 20 trabalhos científicos, sendo 15 (quinze) trabalhos de estudantes do Ensino Médio/ Técnico e 5 (cinco) trabalhos de estudantes de Ensino Fundamental em cada uma das regiões.

A comissão julgadora levará em consideração critérios como criatividade, praticidade e aplicabilidade no cotidiano, conhecimento científico e relevância social.

Os trabalhos do ensino médio classificados em 1° lugar serão contemplados com o ingresso para o Programa de Aceleração de Startups / Corredores Digitais. Os trabalhos do ensino fundamental classificados em 1° lugar receberão microcomputadores. Já os 2° e os 3° colocados receberão, respectivamente, kits científicos.

Como participar

O período para submissão dos projetos para Fortaleza e Região Metropolitana será de 21/08/2017 a 01/10/2017 e para as cidades do interior de 01/09/17 a 15/10/17. As submissões serão feitas, exclusivamente, através de preenchimento de formulário de inscrição on-line no site www.sct.ce.gov.br/cfc2017

Confira o regulamento.