Caminhos da Cidadania: Projeto Educação Social chega à E.E.F.M Visconde do Rio Branco

21 de setembro de 2017 - 17:18 # # #

Assessoria de Comunicação da CGE - 85 3101.3474
Flávia Salcedo - Coordenadora de Comunicação - flavia.salcedo@cge.ce.gov.br
Géssica Saraiva - Assessora de Comunicação - gessica.saraiva@cge.ce.gov.br
Camila Lins - Assistente de Publicidade - camila.lins@cge.ce.gov.br

Ao todo, cerca de 40 alunos discutiram sobre a importância do controle social na gestão pública

Ao todo, cerca de 40 alunos discutiram sobre a importância do controle social na gestão pública

“O que é o controle social?” Foi com seguinte questionamento, que a auditora de controle interno e orientadora da Célula de Acesso à Informação da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Larisse Moreira, iniciou, nesta quinta-feira (21), mais uma palestra “Caminhos da Cidadania”, para os alunos do 1º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco. A palestra é parte do Programa Educação Social, promovido pela CGE em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).

“É desafiador e ao mesmo tempo gratificante levar a esses alunos um pouco do conhecimento do que é o controle social e como exercê-lo. A cada palestra que realizamos, sentimos como se estivéssemos plantando sementinhas, para que no futuro eles possam exercer com sabedoria e responsabilidade sua cidadania, contribuindo ainda para a construção de uma gestão pública eficiente”, frisou Larisse Moreira.

Durante a palestra, que é adaptada para público jovem, cerca de 40 alunos puderam compreender mais sobre as ações do Governo do Ceará no âmbito do controle social, que vem trabalhando fortemente para fomentar a participação da população na gestão pública, e sobre os principais canais de comunicação disponibilizados para dar voz ao cidadão. Ainda durante a palestra, foi apresentado o Portal da Transparência do Estado, onde os alunos puderam conferir um pouco mais, sobre as verbas públicas disponibilizadas para a instituição de ensino.

Presente na ocasião, a professora de Geografia Jacquicilane de Aguiar, destacou a importância de discutir o controle social com os estudantes da instituição.”Nossos alunos ainda veem o Estado como algo muito distante de suas realidades e é por isso que é importante discutir o controle social com eles. Nós precisamos prepará-los para que possam lidar como situações onde eles terão um poder de decisão muito grande.”

“É preciso fazer com que eles entendam, que a rua sem asfalto ou falta de serviços básicos é dever do Estado, mas que cabe a cada um deles, como cidadão, monitorar e cobrar a execução ou oferecimento desses serviços”, pontuou.

Ao final da palestra, os alunos e professores da instituição de ensino receberam um exemplar da Cartilha Caminhos da Cidadania e foram convidados a se inscreverem no curso “Cidadania Participativa: controle social ao alcance de todos”, que está sendo promovido pela CGE, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha.

Saiba mais

O Projeto Educação Social foi lançado em 24 de setembro de 2013, por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), com o objetivo de fomentar a participação social para o fortalecimento da cidadania. Ao todo, desde que foi criado, o projeto atendeu 21.126 alunos, em 178 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.