Duplicação de adutora reforça abastecimento de água em Fortaleza

21 de setembro de 2017 # # # #

Dalviane Pires - Assessoria de Comunicação da Cagece / dalviane.pires@cagece.com.br / (85) 3101.1826 ou 8878.8932

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deu início a uma obra de melhoria no sistema de abastecimento de Fortaleza, que consiste na duplicação da adutora que transporta a água do reservatório Ancuri para a Capital.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deu início a uma obra de melhoria no sistema de abastecimento de Fortaleza, que consiste na duplicação da adutora que transporta a água do reservatório Ancuri para a Capital. Com a conclusão, prevista para julho de 2018, a distribuição de água para a cidade será reforçada.

O objetivo da obra é tirar a sobrecarga da adutora existente e evitar, assim, possíveis desabastecimentos. Com investimento de cerca de R$ 38 milhões de reais, o trecho do Ancuri receberá mais de 5 km de tubulação em aço, de 1.600 mm de diâmetro.

A construção do novo trecho tem início no reservatório de água, localizado no Ancuri, e se estende até a Avenida Perimetral, no cruzamento das avenidas presidente Costa e Silva com Castelo de Castro.

De acordo com o supervisor de obras da Região Metropolitana, João Carlos Sanford, a intervenção vai trazer melhorias no fornecimento de água aos clientes da região leste da Capital. “Atualmente trabalhamos no limite da demanda. A duplicação é uma garantia de fornecimento. Ou seja, caso haja manutenção na primeira adutora, ninguém ficará sem água até ela ser solucionada. É uma segurança e certeza de abastecimento para a população”, esclarece.

A duplicação da adutora faz parte do conjunto de obras de ampliação do sistema de reservação e macrodistribuição de água de Fortaleza e Região Metropolitana. Esse conjunto também contempla a obra do sistema adutor e de reservação Taquarão, que trata-se da construção de um reservatório apoiado e três adutoras, em Caucaia. Quando finalizado, o sistema do Taquarão deve garantir a segurança do abastecimento de água da zona oeste de Fortaleza, além das sedes dos municípios de Caucaia, Maranguape e Maracanaú.

Saiba Mais

A maior parte da água que abastece Fortaleza é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião e bombeada para o reservatório Ancuri. De lá, a água é distribuída para Fortaleza, atualmente, por meio da adutora já existente. Quando a obra for concluída, duas adutoras distribuirão a água tratada.

 

De acordo com o supervisor de obras da Região Metropolitana da Cagece, João Carlos Sanford, a intervenção vai trazer melhorias no fornecimento de água aos clientes da região leste da Capital.