Culinária cearense é destaque em edição internacional do Fartura – Comidas dos Brasil, em Portugal

22 de setembro de 2017 - 15:19 # # # #

Caio Faheina - Repórter

Além do tempero cearense, será apresentado, no roteiro, pratos típicos de Minas Gerais. Os dois estados são os únicos a representar o Brasil nesta edição

Após se destacar em dois grandes eventos organizados neste ano pelo Fartura – Comidas do Brasil, realizados em Minas Gerais e São Paulo, a culinária cearense atravessa o Atlântico e desembarca em Portugal nesta sexta-feira (22). Uma das principais plataformas gastronômicas do País, o Fartura vai conectar, nesta sua primeira edição internacional, os temperos cearense e mineiro com a gastronomia portuguesa  – berço da culinária brasileira. O roteiro de apresentação segue até a próxima segunda-feira (25).

“Serão realizados quatro almoços, preparados por chefs brasileiros e portugueses. Vamos trabalhar com convidados do trade turístico português: personalidades da mídia, de revistas de gastronomia e de redes de televisão”, explica o articulador articulador de gastronomia no Governo do Ceará, João Luiz Lima. “ O grande objetivo é fazer uma divulgação do potencial turístico-gastronômico do Ceará”, emenda Luiz.

De acordo com o articulador, Ceará e Minas Gerais são os estados que cada vez mais valorizam a gastronomia regional como ícone de desenvolvimento cultural, econômico e turístico no Brasil. “E a repercussão disso aqui no Ceará é como se marcasse a gente, essa luta pelo desenvolvimento da gastronomia cearense, enxergando a cadeia (produtiva), porque estamos levando produtos cearenses, como a goma e a carne de sol”, destaca.

Agenda

A viagem gastronômica começa nesta sexta-feira (22) em um evento exclusivo para convidados, no restaurante Belcanto, do chef José Avillez – único espaço de Portugal a receber duas estrelas Michelin, um dos principais guias turísticos do mundo.

Neste sábado (23), os convidados experimentarão almoço na Peixaria da Esquina. Na ocasião, será apresentado pratos que dialogam com as culturas brasileira e portuguesa, feitos pelos chefs Vítor Sobral (português) e Ivan Prado (cearense).

O roteiro segue, ainda, nos dias seguintes, pela experimentação dos pratos do chef mineiro Ivo Faria e de Justa Nobre, lusitana que comanda o restaurante À Justa, reconhecido pelas receitas tradicionais da cozinha portuguesa. Como setembro é o mês das vindimas em Portugal, os representantes brasileiros também conhecerão o processo desde a colheita da uva, com visita guiada, harmonizações e degustações.

Fartura Fortaleza

O calendário do Fartura 2017 será fechado na capital cearense, onde acontece a 3ª edição do Fartura Fortaleza, nos próximos dias 25 e 26 de novembro. O evento será realizado no Iate Clube, reunindo grandes nomes da gastronomia brasileira. Além de apresentações de pratos diversos, o festival também oferecerá aulas teóricas e interativas do melhor da culinária do País.