Porto Iracema promove aula-show com Tarcísio Sardinha

26 de setembro de 2017 - 11:17 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes
(85) 3219.5842 / 99700-1050

Na ocasião, ocorre o lançamento da “demo” do songbook “Choros”

O compositor e instrumentista Tarcísio Sardinha ministrará, na próxima quarta-feira (27), uma aula-show no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, a partir das 19h. O artista participa do lançamento do songbook “Choros”, elaborado pelo Tremembé, projeto da Orquestra Popular do Nordeste, um dos quatro selecionados para o Laboratório de Música do Porto este ano.

Com violão de sete cordas e piano, o mestre do choro cearense se apresentará ao lado de sua filha, Bárbara Sena, e interpretará canções de sua autoria. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Resgatar e fazer releituras de grandes obras musicais de artistas cearenses são a base do projeto Tremembé, que surgiu do encontro entre o músico Pedro Madeira e o empreendedor digital Luís Ramon. A ideia é registrar as partituras e possibilitar a difusão das obras de mestres locais como Carlinhos Patriolino, Macaúba do Bandolim, Tarcísio Sardinha e outros.

“O objetivo é compilar mestres e suas composições através de partituras, vídeos e concertos e utilizar ferramentas contemporâneas para difusão desses compositores e suas obras”, explica Pedro Madeira. Na ocasião, haverá o lançamento de algumas composições de Sardinha em um songbook modelo.
Tremembé no Porto

Desenvolvido durante o Laboratório de Música do Porto Iracema, pela Orquestra Popular do Nordeste, o Tremembé pesquisa, registra e reinterpreta músicas de compositores cearenses utilizando ferramentas contemporâneas para difusão desses compositores e de suas obras. A transcrição, as repartituras, os rearranjos e a interpretação das músicas é feita pela Orquestra Popular do Nordeste (OPN).

“Cada músico e compositor homenageado tem uma uma vida dedicada à música, formaram e formam várias gerações de músicos e são, muitas vezes, detentores de um estilo único. O Tremembé registra esse conhecimento em diversos formatos para que ele nunca desapareça e continue a influenciar cada vez mais pessoas”, destaca Luís Ramon.

Tarcísio Sardinha

Compositor e instrumentista, Tarcísio de Lima Carvalho atua em palcos e gravações desde a adolescência, quando ganhou o apelido de Sardinha em alusão ao violinista Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto. Com larga experiência na execução e harmonização de vários estilos musicais, ele é referência para novas gerações de instrumentistas locais.

Além do violão de seis e sete cordas, o mestre do choro toca cavaquinho, bandolim, baixo, guitarra e até piano. Em seu currículo, Sardinha, que é maranhense de naturalidade e cearense de coração, possui apresentações ao lado de grandes artistas como Belchior, Fagner, Ednardo e Fausto Nilo, além de outros nomes da música.

Serviço

O quê: Aula show com Tarcísio Sardinha e lançamento de songbook do projeto Tremembé
Quando: Quarta-feira, 27, às 19h
Onde: auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160)
Projeto Tremembé: www.tremembe.me
GRATUITO