Capacitação: barbearia é instalada em Centro Socioeducativo para iniciação profissional

27 de setembro de 2017 - 14:46 # # # #

Lígia Duarte - Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.

Com o propósito de promover meios e oportunidades de geração de emprego e renda para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Ceará, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo inaugurou na tarde desta terça-feira (26), no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, um espaço destinado à profissionalização na área de barbearia, ramo que vem crescendo no mercado local.

O curso, que terá duração de três meses, além de oferecer todo o aparato material, didático e pedagógico, também ofertara aos adolescentes fardamento e certificação. A primeira turma será composta por 20 adolescentes nos períodos da manhã e tarde.

“Para mim, a sensação é de estarmos contribuindo para o bem deles, para a ressocialização, pois eu acho importante nós cuidarmos deles aqui, mas já preparando para o retorno ao convívio familiar e comunitário. A gente sabe que quase ninguém tem oportunidade lá fora, de ter uma profissão, e isso acaba perpetuando o ciclo de violência”, disse a diretora Érika Moraes sobre o início do curso profissional.

De acordo com o professor do curso, Fábio Lima, durante as aulas os adolescentes aprenderão a cortar cabelo, fazer higienização e estética, além de terem aulas sobre empreendedorismo.

“Minha expectativa é aprender mais e me profissionalizar no curso, é uma oportunidade que a Seas e o Iaps estão dando para a gente que está na medida socioeducativa”, afirma o jovem L.M..

O curso faz parte da metodologia de profissionalização que vem sendo implantada nas unidades de atendimento socioeducativo focadas na geração de renda.