Cineasta Karim Aïnouz ministra masterclass no Porto Iracema

28 de setembro de 2017 - 15:39 # # # #

Raphaelle Batista - Assessoria de comunicação do Porto Iracema das Artes
(85) 99700-1050 / 98156-6472 / 3219.5865 / 3219.5842

“Madame Satã”, “O Céu de Suely” e “Praia do Futuro” são alguns dos trabalhos mais conhecidos do diretor cearense

O cineasta cearense, tutor e um dos coordenadores do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, Karim Aïnouz, vem a Fortaleza para ministrar a masterclass “Praia do Futuro e O Céu de Suely: uma conversa sobre dramaturgia no cinema”. O evento, que é uma ação do Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto Iracema, ocorre no próximo dia 29 de setembro, a partir das 19h, no estúdio de audiovisual da escola. A atividade é gratuita.

Na conversa com o público, Karim tratará do processo criativo e da construção dramatúrgica dos filmes, debatendo as obras a partir de questões como o desenvolvimento do roteiro, a construção dos personagens e a relação que estabeleceu com os atores enquanto diretor.

 

Sobre os filmes

O Céu de Suely
Brasil/França/Alemanha, 2006, 88 min.

Depois de morar dois anos em São Paulo, Hermila retorna à cidadezinha pacata de Iguatu, no sertão do Ceará, com um filho no colo e a esperança de uma nova vida. Ela aguarda o retorno do pai da criança, mas logo se vê iludida e abandonada pelo rapaz. Para fugir daquele lugar, a jovem adota o nome de Suely e resolve rifar o seu próprio corpo. Capaz de enfrentar a cidade para alcançar o seu objetivo, ela vê a possibilidade de um novo recomeço, uma nova jornada, longe dali.

Considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), O Céu de Suely estreou na 63ª edição do Festival de Cinema de Veneza de 2006, na mostra Orizzonti, sendo o único filme brasileiro selecionado. No mesmo ano, o longa-metragem recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Filme de Ficção, no Festival do Rio, e Melhor Longa-metragem de Ficção na 28ª edição do Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em Cuba.

Praia do Futuro
Brasil/Alemanha, 2014, 107 min.

Donato trabalha como salva-vidas na Praia do Futuro, na cidade de Fortaleza. Seu irmão caçula, Ayrton, tem grande admiração por ele devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad, um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. Enquanto Donato se muda para a Europa, Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

Praia do Futuro estreou na Competição Oficial do 64º Festival de Berlim, na Alemanha. Conquistou o prêmio de Honraria Sebastiane Latino no Festival de Cinema de San Sebastián e o prêmio de Melhor Filme Nacional do Ano na 59ª edição do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, em São Paulo.

 

Karim Aïnouz


Nascido em Fortaleza, Karim é diretor, roteirista e artista visual. Seu último longa-metragem, Praia do Futuro, teve estreia mundial em 2014 na Competição Oficial do 64° Festival de Berlim junto de Cathedrals of Culture, filme em 3D produzido por Wim Wenders, que estreou na seção Berlinale Special. Seu primeiro longa-metragem, Madame Satã, estreou na mostra Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes em 2002. Seus longas seguintes, O Céu de Suely e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (co-dirigido com Marcelo Gomes) estrearam no Festival de Veneza na Mostra Orizzonti em 2006 e 2009 respectivamente. Dirigiu ainda longa metragem O Abismo Prateado, que teve sua estreia mundial em Cannes na Quinzena dos Realizadores e recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival do Rio. Aïnouz é co-roteirista dos filmes Abril Despedaçado de Walter Salles, Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, e Cidade Baixa, de Sérgio Machado.

 

Serviço

O que: Masterclass “Praia do Futuro e O céu de Suely: uma conversa sobre dramaturgia no cinema”, com Karim Aïnouz
Quando: 29 de setembro, às 19h
Onde: Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160)
GRATUITO