Portal da Transparência: o Estado sob os olhos do cidadão

3 de outubro de 2017 - 17:47 # # #

Flávia Salcedo - Coordenadora de Comunicação da CGE
Géssica Saraiva - Assessora de Comunicação
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / gessica.saraiva@cge.ce.gov.br
85 3101.3474

Só no último mês, a ferramenta de transparência ativa recebeu 33.778 acessos, realizados por 18.767 cidadãos

Só no último mês, a ferramenta de transparência ativa recebeu 33.778 acessos, realizados por 18.767 cidadãos

Consolidado como a ferramenta de transparência ativa mais utilizada pelos cidadãos para a realização do acompanhamento dos gastos e investimentos públicos, o Portal da Transparência do Estado do Ceará registrou, no último mês de setembro, 33.778 acessos, realizados por 18.767 usuários. Os números, consolidados pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), refletem uma mudança na cultura do controle social no Estado.

“O número de acessos ao Portal é uma das evidências do reconhecimento, por parte da sociedade, de sua responsabilidade como agentes de fiscalização pública. O cidadão está cada vez mais atento aos seus direitos e deveres, crescendo assim sob o Estado a responsabilidade de estar sempre prestando contas e disponibilizando informações claras, precisas e inteligíveis”, destacou o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes.

Outro dado consolidado pela CGE, que evidencia a mudança no comportamento da sociedade quanto ao acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos, é o ranking das cidades que mais acessaram o Portal no mês de setembro. Fortaleza assume o topo da lista, contabilizando 65% dos acessos à ferramenta. Em seguida, aparecem as cidades de Juazeiro do Norte (CE), com 4% dos acessos, Sobral (CE) com 3%, e São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), contabilizado 2% cada.

O órgão central de controle do Estado também divulgou a lista dos assuntos mais buscados na ferramenta de transparência ativa. “No último mês de setembro, os assuntos mais demandados pelos cidadãos foram informações sobre servidores, contabilizando 26% dos acessos, seguido por informações sobre contratos com 7%, e convênios com 6%”, apontou o orientador da Célula de Transparência e Ética da CGE, Benevides Lôbo.

E mais

Buscando fortalecer cada vez mais a cultura do controle social no Estado, a CGE está realizando, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, o curso EAD “Cidadania ParticipAtiva: controle social ao alcance de todos”. A capacitação tem como objetivo desenvolver na população a consciência cidadã, disseminando de forma didática conhecimentos relacionados a prática do controle social. As inscrições para o curso estão abertas ao público e podem ser realizadas por meio do link http://ava.fdr.org.br/.

 

Ouça

De acordo com o orientador da Célula de Transparência e Ética da CGE, Benevides Lôbo, os números representam mais fiscalização da população nas ações do Governo do Ceará e a transparência da gestão.