Políticas sobre drogas: SPD oferece cursos de capacitação em parceria com a STDS

4 de outubro de 2017 - 17:19 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da SPD
fernando.brito@spd.ce.gov.br / comunicacao@spd.ce.gov.br
(85) 3238.5090 | 99910.3443

Os acolhidos na CT Monte Sião já iniciaram a participação em um curso de cabeleireiro / barbeiro, com 100 horas/aula.

Antonio Tiago, 33 anos; Roberto Rodrigues, 31; e Paulo da Silva, 35; se envolveram com drogas. Eles enfrentaram momentos difíceis até decidirem buscar ajuda para se livrar da dependência química. Hoje, acolhidos na Comunidade Terapêutica (CT) Monte Sião, em Cascavel, vislumbram uma vida nova ao concluírem o tratamento.

A expectativa positiva passa pela oportunidade de aprender um ofício, pois até hoje esses homens não têm qualquer formação para o mercado de trabalho. Eles integram um grupo de 20 acolhidos que será beneficiado com o Programa Criando Oportunidades.

Desenvolvido por meio da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, o Programa Criando Oportunidades é disponibilizado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Ceará. A meta é viabilizar a reinserção social e profissional de dependentes químicos no Estado, um dos eixos de atuação da SPD. Este ano, serão beneficiados 160 acolhidos em oito CTs que prestam serviços à SPD.

Os acolhidos na CT Monte Sião já iniciaram a participação em um curso de cabeleireiro / barbeiro, com 100 horas/aula. Os cursos a serem oferecidos nas demais CTs contempladas são os seguintes: sabonete artesanal / embalagens, pintura e textura em paredes, eletricista predial e confeiteiro (doces e salgados). Hoje, esses ofícios apresentam significativa demanda por profissionais especializados para o mercado de trabalho.

Com duração ao longo do semestre, os cursos estão sendo ministrados por instrutores das ONGs Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear), Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Indesa) e Associação Aliança Comunitária Cearense (AACC). Ao final das aulas, os beneficiados receberão certificado de conclusão.

Políticas sobre drogas: SPD oferece cursos de capacitação em parceria com a STDS

Também serão sorteados kits, contendo equipamentos básicos, para que os formandos possam dar os primeiros passos na nova profissão em que foram capacitados. Além disso, uma articulação da SPD com o Sistema Nacional de Emprego / Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) viabilizará a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, visitou a CT Monte Sião na tarde da terça-feira, 3. Na oportunidade, a gestora conversou com os acolhidos que iniciaram o curso de cabeleireiro / barbeiro. A titular da SPD esteve acompanhada pelo assessor jurídico da pasta, Plínio Leitão; e pela assessora técnica Alaíde Pontes Rosado.

O acolhido Antonio Tiago não tem profissão definida. Ele acredita que, com o aprendizado, poderá ser um empreendedor. “Finalmente, vou ter uma profissão para proporcionar o meu sustento e da minha família”, avalia, destacando: “Não vou perder essa chance que a vida está me dando de recomeçar”.

Roberto Rodrigues também é acolhido na CT Monte Sião e vê no curso de cabeleireiro /barbeiro uma nova oportunidade na renda. “Vou agarrar essa chance de conhecimento e, quem sabe, até abraçar essa profissão no futuro. Não vejo a hora de ganhar o meu primeiro certificado”, garante.

O acolhido Paulo da Silva sempre trabalhou como agricultor. Ele afirma que a participação no curso é uma porta que se abrirá para ele no mercado de trabalho ao concluir seu tratamento. “Com um certificado na mão, que será o primeiro que eu vou receber, vai ficar mais fácil arrumar um emprego e retomar minha vida longe da dependência química”, profetiza.

Ao falar para os acolhidos da CT Monte Sião, a secretária Aline Bezerra desejou sucesso a todos e pediu empenho e dedicação no aprendizado. “O curso é uma chance de recomeço para todos vocês”, afirmou. A titular da SPD destaca que a oferta de cursos profissionalizantes nas CTs valoriza o dependente químico em tratamento, proporciona novas perspectivas, fortalece a cidadania e reduz possibilidades de uso de drogas. Por outro lado, amplia as oportunidades de inserção dos acolhidos no mercado do trabalho.

As CTs beneficiadas são: Monte Sião (Cascavel), Fazenda Esperança (Sobral), O Caminho (Aquiraz), IVC (Maranguape), Vida Manará (Aquiraz), Aliança da Misericórdia (Barbalha), Moradores do Henrique Jorge (Aquiraz) e Maria Bonita (Maracanaú). Toda a execução dos cursos está sendo acompanhada e supervisionada pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

Na CT O Caminho, em Aquiraz, o professor Henrique Pinheiro ministra o curso de pintura e textura em paredes. Ele incentiva para que os acolhidos liberem a criatividade durante o aprendizado. Como resultado, a CT está ganhando uma nova “cara”. Adalberto Assis é um dos alunos. Ele assegura que vai adotar a nova profissão. O acolhido Jaclécio Queiroz sonha em sustentar a família graças ao novo ofício que está aprendendo. “Essa chance, eu não vou desperdiçar. A meta é me livrar das drogas e trilhar um novo rumo, cheio de felicidade”, promete.