Aplicativo 190 tem mais de 10,8 mil downloads na primeira semana

5 de outubro de 2017 - 17:57 # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Marcos Studart - Foto

Nos primeiros sete dias de funcionamento da ferramenta virtual, mais de 150 ocorrências foram registradas pela Ciops através de solicitações feitas por celular

Nos primeiros sete dias de funcionamento da ferramenta virtual, mais de 150 ocorrências foram registradas pela Ciops através de solicitações feitas por celular

Lançado há uma semana pelo Governo do Ceará, o aplicativo 190 tem sido bem recebido pelos usuários de smartphones em Fortaleza. Mais de 10,8 mil pessoas já efetuaram o download da nova ferramenta dentro do intervalo de sete dias. Projeto que partiu do Pacto por um Ceará Pacífico, o APP 190 possibilita o registro virtual de ocorrências de roubo e lesão através do celular. Para acessar ao serviço, basta ter um aparelho móvel com os sistemas operacionais Android (fazer o download em Google Play) ou IOS (App Store), com tecnologias 3G, Wi-Fi e GPS, além de aceitar as políticas de privacidade e de segurança da informação.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Gabinete da Vice-Governadoria, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com o objetivo de melhorar a agilidade na resposta dos serviços de socorro da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), diminuir o número de trotes e reforçar o combate à criminalidade no Estado.

Segundo o líder de Tecnologia da Informação (TI) da Vice-Governadoria, Catulo Hansen, responsável pelo desenvolvimento do programa, a avaliação da semana inicial do APP 190 é positiva por mostrar o interesse da população na opção de dispor da ferramenta colaborativa.

“Na primeira semana a gente já alcançou um número significativo de downloads, com mais de 10.800, somando as plataformas Android e IOS. E temos contado com muitos retornos dos usuários, repletos de sugestões da população. São diversas mensagens parabenizando pelo sucesso do aplicativo pelas plataformas virtuais”, revelou Hansen.

O gestor de TI afirmou, ainda, que o trabalho para o aprimoramento das funções do aplicativo deve ter esse retorno do público como aliado para identificar as principais necessidades do usuário. “Graças às avaliações e críticas, a gente já implantou uma série de melhorias desde o lançamento. Temos tido o cuidado de responder. Queremos fazer que o aplicativo continue evoluindo e atendendo as necessidades dos cearenses”.

Ocorrências

Com apenas uma semana de funcionamento, até esta quinta-feira (5), o aplicativo permitiu que a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança atendesse mais de 150 ocorrências. Da cerimônia de lançamento do APP 190 até o primeiro fim de semana da ferramenta no ar, foram registradas 112 ocorrências feitas de forma virtual.

Coordenador da Ciops, o coronel Aristóteles Coelho pontua que o aplicativo trouxe mais segurança na recepção de denúncias sobre crimes, inibindo a criação de informações falsas por parte de pessoas anônimas.

“Para a polícia, em primeiro momento, foi de grande importância ter o cadastro dos usuários que utilizam o aplicativo. Ele se tornou uma porta de entrada para diminuir totalmente o trote, pois a pessoa deixa todos os dados que a identifica antes de prestar a ocorrência”, disse o coronel.

As ocorrências que poderão ser registradas via APP 190 são aquelas mais recorrentes em ligações para o número de telefone 190: lesão à bala, à faca e a outros; roubo à pessoa, a veículo, a estabelecimento comercial e à residência; disparo de arma de fogo e incêndio à residência, à vegetação e em prédio comercial.

Primeiros passos e ampliação

Secretário-chefe do Gabinete da vice-governadora do Ceará, Fernando Oliveira ressaltou que o APP 190 surgiu pela busca de novas formas da população contribuir para a Segurança Pública, até chegar a essa ferramenta, focada na entrega de maior rapidez na respota da polícia e na diminuição de incidência de trotes. “Buscamos novas formas para que a população possa contribuir na identificação de delitos e incidentes”.

Com o sucesso dos primeiros dias de funcionamento na Capital, os próximos passos do APP 190, segundo a Vice-Governadoria, serão de expandir o dispositivo para outros municípios do Estado do Ceará.

“As melhorias mais substanciais serão de implantar na Região Metropolitana de Fortaleza, que compreende 19 municípios. Já começamos a desenvolver para alcançar esse avanço. A gente precisava desse primeiro momento, de sentir o retorno do público, antes de expandir. Mas o crescimento é inevitável, isso está sendo estudado e implementado”, destacou Catulo Hansen.

Baixe o aplicativo
Android: http://bit.ly/2wZ9g0L
IOS: http://apple.co/2fuOtXS

Como usar

Nos primeiros sete dias de funcionamento da ferramenta virtual, mais de 150 ocorrências foram registradas pela Ciops através de solicitações feitas por celular

 

 

Ouça

O líder de Tecnologia da Informação (TI) da Vice-Governadoria, Catulo Hansen, responsável pelo desenvolvimento do programa, avalia a semana inicial do APP 190 como positiva.