Mês da Criança: Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza realizam programação especial no mês de outubro

6 de outubro de 2017 - 11:12 # # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro - Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Lia de Paula e Marcos Studart - Fotos

Com o objetivo de proporcionar atividades lúdicas para o público infantil, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza realizam uma programação especial para comemorar o mês das crianças. A programação começa neste fim de semana e se estende nos sábados e domingos do mês de outubro, além do feriado do dia 12.

A ação faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, em parceria com o Projeto Fortaleza Amiga da Criança, coordenado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra. O objetivo é fortalecer o vínculo familiar, comunitário e auxiliar no desenvolvimento das crianças cearenses, além de promover arte, cultura e lazer.

Programação

No sábado (7) e domingo (8), os moradores dos bairros Passaré e Barra do Ceará, respectivamente, vão curtir as oficinais, brincadeiras recreativas, brinquedos e as apresentações artísticas que subirão ao palco para divertir a criançada, além dos serviços que serão oferecidos para os cidadãos das comunidades atendidas pela iniciativa. As atividades gratuitas para a garotada e suas famílias serão realizadas em nove bairros da capital cearense: Bom Jardim, Conjunto Ceará, Conjunto Palmeiras, Vila Velha, Pan Americano, Vicente Pinzon e Antônio Bezerra, em Fortaleza.

A programação contará com o apoio e a execução do Governo do Ceará, através da Casa Civil, Gabinete da Primeira-Dama do Estado, Polícia Militar do Ceará, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus); e da Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Primeira-Dama do Município, secretarias regionais, Guarda Municipal de Fortaleza, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

Ônibus Mais Infância Ceará

O Governo do Ceará lançará, neste sábado (7), o Ônibus Mais Infância Ceará, que levará atividades de arte, cultura e lazer para as crianças cearenses. O transporte será apresentado durante o “Arte na Praça – edição especial do mês da criança”, que tem o objetivo de levar atividades lúdicas para os pequenos cearenses. Inicialmente, neste mês de outubro, os bairros com os maiores índices de vulnerabilidade social de Fortaleza serão beneficiados. A partir do mês de novembro, o veículo percorrerá os municípios cearenses levando uma extensa programação infantil.

Municípios cearenses

O tradicional Arte na Praça, ação do Programa Mais Infância Ceará que acontece no primeiro fim de semana de cada mês, será realizado na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, e nos municípios de Jaguaretama, Paramoti, Uruburetama e Novo Oriente neste sábado (7). A iniciativa, que leva programação infantil para as praças das cidades cearenses, é realizada pelo Governo do Ceará e o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE), com o apoio das prefeituras municipais. Até o mês de setembro, 66 municípios cearenses – Fortaleza foi contemplada 25 vezes; Crato, duas; e Pacujá, duas.

A Praça Luíza Távora oferece na programação com brincadeiras populares, espaço Brincando e Pintando, oficina circense, de mágica e slackline, pintura facial, além da apresentação de magia com o mágico Goldini e show com a banda Só Alegria. A programação na Praça Central de Paramoti contará com brincadeiras populares, espaço Brincando e Pintando, pintura facial e o espetáculo Trupe do Carrapixo, do Grupo Garajal.

Na Região Norte, na Praça da Matriz de Uruburetama, as crianças vão aproveitar o espaço brincando e pintando, pintura facial, escultura em balão, brincadeiras populares e o espetáculo Suspiros e Borbujas, com a Cia Laguz Circo. Já no município de Jaguaretama, na Região do Jaguaribe, a garotada vai se divertir, na Praça da Matriz, com as apresentações culturais, brinquedos infláveis, desenho e produção de texto, pintura em cavalete e facial, biblioteca itinerante e show de teatro da Companhia Anjos da Alegria do Crato, com o espetáculo “Os três porquinhos”. No Sertão de Crateús, em Novo Oriente, haverá espetáculo cultural, apresentação artística, pintura facial e Espaço Brincando e Pintando na Praça Sargento Hermínio.

Serviço:
Arte na Praça – edição especial do mês da criança

Fortaleza
Quando: sábado (7)
Horário: 16h às 19h
Local: Praça Farias Brito
Endereço: Rua Cinco com rua Nove, bairro Passaré

Quando: domingo (8)
Horário: 16h às 19h
Local: Praça Hermes Pereira
Endereço: Rua Um com Rua Quatro, bairro Barra do Ceará

Arte na Praça
Quando: sábado (7)
Hora: 17h

Fortaleza
Local: Praça Luiza Távora
Endereço: Av. Santos Dumont, nº 1589, Aldeota

Paramoti
Local: Praça Frei Cirilo (Central)
Endereço: Rua Vinte e Cinco de Janeiro, s/n

Uruburetama
Endereço: Praça Soares Bulcão (Matriz)
Local: Rua Coronel João Antônio, s/n

Jaguaretama
Local: Praça Matriz
Endereço: Rua Padre Alexandre, nº 194

Novo Oriente
Local: Praça Sargento Hermínio