Salitre recebe workshop da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas

9 de outubro de 2017 - 17:28 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da SPD
(85) 3238.5090 / 99910.3443
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Capacitação pretende fortalecer o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. O município de Santana do Cariri também será visitado por técnicas da Secretaria

 

Capacitação pretende fortalecer o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. O município de Santana do Cariri também será visitado por técnicas da Secretaria

A região do Cariri cearense receberá a visita da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) a partir desta terça-feira (10). Técnicas da pasta coordenarão o workshop Trilhando Conhecimento com Compods no município de Salitre. Já em Santana do Cariri, será realizado amplo encontro com gestores locais e representantes da sociedade civil organizada visando fomentar a criação do Compod.

O objetivo do workshop em Salitre é o repasse de orientações e a atualização dos conselheiros municipais de políticas sobre drogas sobre a temática. A ideia é capacitá-los para o desenvolvimento das atividades inerentes ao cargo em sua localidade.

O workshop ocorrerá na Câmara de Vereadores de Salitre, a partir das 8 horas, prosseguindo até às 17 horas. O roteiro do evento inclui a apresentação dos participantes, amostra das políticas sobre drogas no Estado do Ceará, abordagem da atuação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod), iniciativas comunitárias / projetos voltados para a prevenção às drogas, a elaboração do Plano de Ação Municipal de Políticas sobre Drogas e relatório final.

Os participantes também abordarão as potencialidades para a prevenção e vulnerabilidades do município no âmbito da temática das drogas. Parte do tempo do encontro será utilizado para o esclarecimento de dúvidas, bem como a apresentação de propostas, levando em conta os eixos prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional de dependentes químicos, considerando-se as especificidades do município.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, enfatiza a importância do workshop para a atualização dos conselheiros sobre a temática das drogas e o desenvolvimento de atividades de prevenção. “Ao participarem do evento, os conselheiros serão capacitados para atuar com mais eficiência e eficácia no assessoramento ao governo local, coordenando atividades e realizando ações referentes à política sobre drogas”, aponta a gestora.

A capacitação já ocorreu em diversos municípios cearenses. A secretária Aline Bezerra Câncio assegura que outras localidades cearenses com Compods constituídos serão beneficiadas com a realização do workshop. Serão priorizados municípios onde os colegiados apresentam atuação relevante e que requererem, formalmente, a formação junto à SPD.

Em Santana do Cariri, as técnicas da SPD coordenarão um encontro com gestores e profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de representantes da sociedade civil organizada. O objetivo é viabilizar a criação do Compod do município graças ao diálogo entre sociedade civil e governo na perspectiva de fortalecimento do controle social na questão das drogas, a partir da criação e plena atividade do conselho. A reunião ocorrerá na Câmara dos Vereadores.

Atualmente, a SPD contabiliza a formação de 24 Compods desde a sua criação, em 2015. Dessa forma, considerando os colegiados já existentes anteriormente, o Ceará dispõe, hoje, de 95 Compods. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado.

Serviço:

Workshop em Salitre
Data: 10/10
Horário: 8 às 17 horas
Local: Câmara dos Vereadores

Fomento do Compod em Santana do Cariri
Data: 11/10
Horário: 8 às 11 horas
Local: Câmara dos Vereadores