Curso que estimula a participação do cidadão no controle social segue com inscrições abertas

18 de outubro de 2017 - 15:03 # # # # # #

Caio Faheina - Repórter
*com informações da Ascom/CGE

A capacitação é uma parceria Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Fundação Demócrito Rocha (FDR). As inscrições seguem até o fim de novembro

Levar informação sobre cidadania e potencializar a participação do cidadão no controle social, por meio de ferramentas como ouvidoria e Portal da Transparência. Este é o mote do curso Cidadania ParticipATIVA: controle social ao alcance de todos, uma parceria da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Fundação Demócrito Rocha (FDR). Na modalidade Ensino à Distância (EAD), o curso de extensão tem carga horária de 90 horas e é gratuito. As inscrições seguem até o fim de novembro, no site da FDR.

“São temas ligados à cidadania, à ética, às ferramentas de controle social que podem ser utilizadas pela sociedade, como ouvidoria, Portal de Transparência. Temos abordagens, também, sobre Lei de Acesso à Informação, o poder da mídia no fomento desse controle social, e controle governamental”, explica o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido.

Além do conteúdo online, a capacitação reúne seis fascículos impressos e encartados no jornal O Povo. O material sai semanalmente, sempre às segundas-feiras. “Independente dos fascículos que já saíram, qualquer cidadão, até o fim de novembro, a qualquer momento, pode iniciar o curso e ter conhecimento e acesso a todos os conteúdos anteriores e acompanhar os novos fascículos que vão sair semanalmente”, indica o coordenador.

No material disponível no site da FDR, os inscritos poderão assistir a videoaulas, duas webconferências e ter acesso a seis audiofascículos. “A leitura dos fascículos vai ajudar a quem tiver alguma limitação física ou de tempo”, acrescenta Brígido.

Os conteúdos são desenvolvidos por um corpo técnico de mestres e doutorandos com atuação nas áreas de economia, direitos humanos, administração, comunicação e direito público. Ao fim do curso, será aplicada uma avaliação online para a emissão do certificado, fornecido pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Quem pode participar?

De acordo com Ítalo Brígido, o público que o curso deseja alcançar é plural. “Esperamos um público que venha a se interessar em aprender maneiras de acompanhar a gestão pública, buscando a transparência e exigindo uma boa execução dos recursos públicos”, relaciona o coordenador. Por isso, ele adianta, a linguagem abordada na capacitação é de fácil acesso. “Não é uma linguagem técnica, justamente pra gente ter condições de atender um público mais variado possível”, destaca o coordenador.

Também segundo Ítalo Brígido, o curso pretende alcançar a população do interior do Ceará. Ele conta que, apesar de inscrições de todos os municípios do Estado já terem sido feitas, é importante ampliar o número de participantes. “A gente tenta, com esse curso, atender não somente a Capital, onde está inserido um público que mais conhece sobre ouvidoria e Portal de Pransparência. A gente quer atingir, com mais foco, o Interior”, afirma.

Debate na rádio

Aos sábados, das 9h às 10 horas, o conteúdo dos fascículos é debatido na rádio O POVO/CBN (FM 95,5 e AM 101). Na discussão, conteudistas do material e convidados especialistas ampliam o tema de cada semana.

Saiba mais

Os fascículos “Cidadania e ética” (Natália Castilho) e “Participação e Controle Social na Garantia dos Direitos Humanos” (Dillyane Ribeiro) já foram divulgados. Faltam, ainda, quatro fascículos. As publicações seguem até o início de novembro.

Serviço

Curso de extensão a distância: “Cidadania ParticipATIVA: controle social ao alcance de todos”.
Inscrições abertas e gratuitas no site: ava.fdr.org.br
Mais informações: (85) 3255 6153