Educação: Governo do Ceará debate parceria com Universidade de Columbia (EUA)

20 de outubro de 2017 - 10:21 # # #

Giuliano Vandson Gestor de Célula/Secretarias

A vice-governadora Izolda Cela recebeu, nesta quinta-feira (19), o vice-presidente de Desenvolvimento e Relações Exteriores da Teachers College da Universidade de Columbia, de Nova York, o professor Scott Rubin. Também estiveram presentes no encontro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, Inácio Arruda, e o secretário adjunto da pasta, Francisco Carvalho.

O objetivo da visita do representante da Universidade de Columbia é realizar parcerias entre a Universidade de Columbia e as universidades cearenses. A proposta é trazer pesquisadores da instituição americana para que possam realizar estudos na área de educação e na formação de professores no Ceará, e levar professores e pesquisadores cearenses para os Estados Unidos, para que desenvolvam trabalhos acadêmicos no campo da educação.

O professor Scott Rubin veio para o Ceará, após iniciar uma parceria de estudos com a Fundação Lemann e identificar, através de suas pesquisas, o histórico de excelência e o progresso realizado na educação cearense nos últimos anos.

“Fiquei sabendo do progresso e de todo o trabalho que foi desenvolvido no Ceará e fiquei muito entusiasmado com os padrões da educação no Estado. A partir daí, resolvi fazer pesquisa de interpretação de políticas públicas de educação aplicadas aqui, além de estudar como é o ambiente de sala de aula, pois os números educacionais são muito bons, e para isso, quis entender o que foi feito para se chegar a este nível”, explicou Scott Rubin.

Durante a reunião, Izolda Cela explanou sobre o processo de desenvolvimento educacional ocorrido no município de Sobral, através do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), e destacou as ações e realizações do Ceará na educação nos últimos anos. A vice-governadora também ressaltou o trabalho do Governo do Ceará na capacitação e no desenvolvimento de gestores escolares visando melhorar os resultados obtidos no estado.

Para a vice-governadora, o encontro foi importante pelas possibilidades oferecidas. “O Ceará foi escolhido por uma indicação da Fundação Lemann, por ser um estado que tem feito um esforço reconhecido na área de educação, através de seu compromisso e pela iniciativa do Governo para o desenvolvimento educacional de seus municípios. É muito interessante poder levar professores de universidades cearenses, que trabalham na área da educação, para uma instituição com um portifólio respeitável no campo da educação e da formação de professores, com uma metodologia de ensino muito que envolve muita prática para a obtenção dos melhores resultados”, destacou Izolda Cela.

“É uma satisfação de poder fazer uma tratativa com uma universidade reconhecida no mundo inteiro em uma área estratégica, que é a educação. Pensar na formação daqueles que formam as nossas crianças é muito importante. As nossas universidades se empenham em oferecer o melhor para os nossos professores, pois estes mestres que estão aí educando a base foram formados nas nossas instituições. O desafio para os pesquisadores da academia hoje é como melhorar ainda mais a qualidade desse profissional e fechar essa parceria será um grande passo para o desenvolvimento como um todo do estado”, ressaltou Inácio Arruda.

 

Teachers College da Universidade de Columbia

Localizado na cidade de Nova York, o Teachers College da Universidade Columbia é a maior e mais antiga escola de pós-graduação em Educação dos Estados Unidos. Foi fundado em 1887 para funcionar como um centro de treinamento para professores. Hoje, oferece mais de 100 programas de estudo em diversas áreas da educação, passando por políticas públicas, filosofia e sociologia. Atualmente possui mais de 5.000 alunos em cursos de mestrado e doutorado.

A faculdade prepara educadores para atuar tanto em salas de aulas como em funções de gestão, implementando e gerindo programas educacionais que visem garantir a aprendizagem em todas as idades e classes sociais. Os estudantes são capacitados para trabalhar também em ONGs, consultorias e governos.

 

Ouça

A vice-governadora Izolda Cela avaliou o que a parceria com a Universidade de Columbia representa para o Ceará.

Izolda Cela destacou os motivos da escolha do Estado do Ceará para desenvolver a parceria.

Para o secretário da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, a parceria com a Universidade de Columbia é estratégica para o desenvolvimento social e econômico do Estado.